câmara

O ’Bolsonaro’ que assumiu a presidência em Gravataí

Clebes Mendes assina a transmissão de posse ao lado do até então presidente Airton Leal

Clebes Mendes, o ‘Bolsonaro da Aldeia’, é oficialmente presidente da Câmara de Gravataí. A transmissão do cargo foi feita pelo presidente de 2018, Airton Leal (PV), nesta quarta.

Aos 43 anos, Clebes é vereador em segundo mandato pelo MDB, não pelo PSL de Jair. Eleito em 2012 com 1.974 votos, ampliou a votação para 2.654 votos, o que o fez o terceiro mais votado de Gravataí em 2016. A alcunha de ‘Bolsonaro da Aldeia’ foi dada pelo Seguinte: pelo comportamento do vereador lembrar o do presidenciável, que em junho de 2016 chegou a ligar para o gravataiense ao saber da ‘homenagem’ pelo deputado federal Jones Martins (MDB).

 

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro ligou para o vereador Clebes

 

Na primeira reunião com CCs e funcionários, após assinar a posse com uma caneta bic, como fez Jair, o novo presidente também pediu informações sobre todos os contratos em andamento e buscou conhecer os processos burocráticos do legislativo.

– A Câmara poderia gastar 6% da receita da Prefeitura, mas não gastamos 3%. Manterei isso em minha gestão – confirmou, agora há pouco.

Dos quatro cargos de indicação política no entorno da presidência, Clebes apresentou apenas a procuradora-geral, a advogada Larissa Constante, que assessorava seu gabinete e, entre 2016 e 2017, ocupou a procuradoria na gestão de Nadir Rocha (MDB).

Em conversa com o prefeito Marco Alba (MDB) ficou acertado que não haverá nenhuma convocação extraordinária durante o recesso parlamentar, as férias dos vereadores, que começaram em 20 de dezembro e se estendem até o fim de janeiro.

Na avaliação de Clebes, aquela que deve ser a ‘pauta-bomba’ do ano será a reestruturação do Ipag Saúde, o plano de saúde do funcionalismo municipal.

– Há um cálculo atuarial que aponta a necessidade de R$ 1 bi para pagar aposentadorias no Ipag Previdência e a prefeitura teve que cobrir R$ 6 milhões para fechar as contas do Ipag Saúde nos últimos dois anos. Como o prefeito já anunciou, o plano precisa ser reformulado. É uma pauta-bomba, mas acredito na compreensão dos servidores na busca por uma solução. Infelizmente, é uma conta que todos pagam por governos anteriores não terem recolhido as contribuições para o Ipag. Uma CPI na Câmara já fez uma radiografia do problema.

Clebes Mendes foi eleito presidente em um acordo da base do governo, que inclui os cinco do MDB do prefeito, mais o G-8, com parlamentares de outras siglas governistas.

– Como presidente eu agirei como magistrado e protegerei a casa e o bom fluxo dos trabalhos, tantos dos vereadores, quanto dos gabinetes. Os poderes são independentes e o legislativo é o poder que representa 100% da população. Vou trabalhar para melhorar a imagem da Câmara, que é uma das mais enxutas do Brasil – diz o ‘Bolsonaro da Aldeia’, que apesar do temperamento explosivo, tem boa relação tanto com as bancadas de partidos do governo, quanto da oposição.

Siga entrevista feita com Clebes após a escolha de seu nome clicando aqui.

 

LEIA TAMBÉM

ENTREVISTA | ’Bolsonaro da Aldeia’ vai presidir a Câmara

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade