RAFAEL MARTINELLI

O copo de leite e o ‘biscoito’ no post do vereador de Cachoeirinha; Pela bandeira de Israel em seu gabinete, apaga Mano!

O vereador de Cachoeirinha Mano do Parque (PL) postou vídeo tomando um copo de leite.

– Convido todos a celebrar o final de semana delicioso copo de leite – disse, no vídeo de apenas 27 segundos, que você assiste clicando aqui.

Dos Grandes Lances dos Piores Momentos. Desnecessário e perigoso.

Acontece que pesquisadores associam o gesto a uma prática de movimentos neonazistas americanos, que passaram a tomar leite branco como símbolo da supremacia branca.

Supremacistas brancos colocam ícones de copos de leite em suas redes sociais e apoiadores do movimento tomam galões do líquido branco em protestos neonazistas.

Mano, que é bolsonarista-raiz, repete o que seu mito inelegível e suspeito em investigação sobre armar um golpe de estado que pode leva-lo à prisão cometeu em maio de 2020, ao beber o copo de leite puro em live no Facebook.

– Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros: a capacidade de digerir lactose quando adultos. É uma tentativa racista para se embasar em ‘ciência’ para diferenciar e justificar a ‘raça branca’. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há é, na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio – explicou o antropólogo David Nemer, na época.

– O extremismo do bolsonarismo é tão tosco que eles apropriam tudo da Alt Right (extremistas brancos americanos) e com atraso, já que isso começou nos EUA em 2017 – ironizou.

Associações a símbolos supremacistas já provocaram manifestações até do Museu do Holocausto, em redes sociais: “Pesquisas acadêmicas, como da antropóloga Adriana Dias, mostram crescimento no número de células neonazistas e no engajamento de integrantes no Brasil. O Museu do Holocausto, consciente da missão de construir uma memória dos crimes nazistas que alerte a humanidade dos perigos de tais ideias, reforça que a apologia a este tipo de símbolo é gravíssima. Nossa democracia não pode admitir tais manifestações”.

Mano, que em seu gabinete coloca a bandeira de Israel ao lado da bandeira do Brasil e de Cachoeirinha, e na própria postagem, além de #direitaconservadora insere a hashtag #PazEmIsrael, poderia ao menos ser prudente, quando pesquisas mostram o crescimento do antissemitismo no mundo.

Ao fim, como não sou dos que permitem aos políticos apenas a presunção de culpa, parto do princípio de que não foi um ato doloso, de possível enquadramento criminoso na lei antirracismo, inafiançável, imprescritível e com pena de até cinco anos de reclusão.

Inegável é a postagem é desnecessária e perigosa, insisto. Não custaria apagar. Mano tem trabalho para não precisar postar o copo de leite para ganhar ‘biscoito’ nas redes sociais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade