Dimas Costa (PSD) vai desistir da pré-candidatura a prefeito de Gravataí para apoiar a reeleição do prefeito Luiz Zaffalon (PSDB). Agora tem documento para encerrar a ‘fofoca interminável’.
O segundo colocado na eleição de 2020 vai apoiar o primeiro, naquele que potencialmente seria o maior movimento da eleição de 2024, em troca de, até o momento, uma promessa.
Antes de relembrar qual a promessa, vamos ao documento.

Nos documentos de convenções de partidos da base do governo, o PSD de Dimas já aparece como integrante oficial da coligação “Gravataí Melhor”, assim como o União Brasil, do vereador Cláudio Ávila, siglas cuja participação ainda restava sob dúvida na coligação.
Dimas ainda não se manifesta publicamente. Aguarda confirmação pelo governador Eduardo Leite (PSDB) de que será contemplado com sua exigência, um “projeto estadual”, ou seja, a promessa de assumir como deputado ou secretário estadual.
O gravataiense é primeiro suplente e a articulação é para que assuma vaga na Assembleia Legislativa a partir de uma convocação do governador para o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) substituir o deputado federal Danrlei de Deus (PSD) na Secretaria dos Esportes do Estado.
O ‘plano b’ seria Dimas assumir diretamente o lugar do padrinho, Danrlei, no governo estadual, também por articulação pessoal de Leite, para, além de salvar o ‘embaixador’ de seu governo em Gravataí, cumprir a promessa que fez a Zaffa de “ajudar” a atrair o ex-vereador para a coligação pela reeleição.
Segunda antecipei que o governador faria o convite a Gaúcho; leia em Por que esta é a semana mais quente da eleição em Gravataí: De Zaffa, Marco Alba, Bordignon, Levi, Dimas e De Leon, até visita de Bolsonaro.
Dia 11 já tinha reportado conversa entre Leite e Dimas, no anúncio do investimento de R$ 1,2 bi da GM em Gravataí, quando o governador informou que “a questão foi retomada”. Assista abaixo ao diálogo captado pela SEGUINTE TV.
Neste mesmo ‘Dia do Fico’ da GM, analisei os estertores da ‘fofoca interminável’ Zaffa-Dimas em Dimas será deputado ou secretário estadual e apoiará a reeleição de Zaffa? O que diz um, outro, Leite, Danrlei e Gaúcho da Geral sobre a ‘fofoca interminável’ da eleição em Gravataí. Reproduzo a conclusão do artigo, hoje com um adendo que faço mais abaixo:
(…) Ao fim, resta turbinada a ‘fofoca interminável’. Desta vez, e com a proximidade das convenções, parece um ‘vai ou racha’. Se ‘for’, Zaffa faz, potencialmente, a grande jogada da eleição até agora. Se ‘não for’, arrisca ‘rachar’ a candidatura de Dimas.
Reputo o ‘nem-nem’ sobre ser ou não candidato pode fazer Dimas restar como em I-Juca-Pirama, poema de Gonçalves Dias, “rejeitado da Morte da guerra e dos Homens na paz”.
Inegável é que, em uma eleição disputada por um prefeito, Zaffa, e dois populares ex-prefeitos, Marco Alba (MDB) e Daniel Bordignon (PT), parece irrecusável para um político de 42 anos uma eventual proposta feita pelo governador para renunciar e assumir como deputado ou secretário estadual.
Só o apoio, ‘depenado’ de um projeto estadual, Dimas tem recusado por sete meses. Mas a confirmação do ‘MarxDonalds’ parece questão de dias (…).
O complemento de hoje é que a ‘fofoca interminável’ terminou com ‘match’, a candidatura de Dimas deixou de existir naquele dia, mas o gravataiense não deve ser empossado deputado ou secretário estadual até domingo, data da convenção de seu partido, quando resta obrigatório o registro formal da participação na coligação.
Assim, anunciará o apoio a Zaffa confiando na garantia do governador. Ainda um ‘terreno na Lua’.
Assista também ao vídeo produzido pela SEGUINTE TV com a cobertura do anúncio do bilhão da GM