RAFAEL MARTINELLI

O ‘Lula-Alckmin’ em Gravataí: Bordignon recebe PSB em sua casa e fala em vice; O torneiro mecânico e os fascistas para xingar

Stédile, Bordignon e Luisão, na casa do ex-prefeito, no Parque dos Anjos

PT e PSB podem repetir a chapa Lula-Alckmin na disputa pela Prefeitura de Gravataí neste 2024.

O ex-prefeito Daniel Bordignon (PT) recebeu em sua casa o presidente municipal dos socialistas Luis Stumpf e o responsável pela região na comissão eleitoral designada pela direção estadual dos socialistas, o ex-prefeito de Cachoeirinha e ex-deputado federal José Stédile.

Como o PSB do vereador Paulo Silveira forma um bloco com o PDT do também parlamentar Thiago De Leon em Gravataí, cai, como um copo de campari sobre a mesa, a narrativa de adversários de Bordignon na Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) de que haveria um veto dos dois partidos a sua indicação como candidato a prefeito.

Se hoje há veto, de Bordignon e Paulo, é ao secretário adjunto dos Esportes de Eduardo Leite (PSDB), Dimas Costa (PSD) – que tem simpatia de PV e PCdoB na Federação – por não se apresentar como oposição a Zaffa; além de resolução do PT contrária a aliança com o partido onde estiver Cláudio Ávila, vereador que, ambos no PDT, foi vice de Bordignon na eleição vencida em 2016 (a qual o ex-prefeito só não assumiu pela suspensão de seus direitos políticos), mas antes, em 2011, fora o autor do golpeachment contra a prefeita petista Rita Sanco.

O presidente do PSB revelou ao Seguinte: que Bordignon sinalizou inclusive que defenderá dentro da Federação que o PSB indique o vice.

– Tanto o PSB como o PDT querem unir a esquerda e a oposição ao governo Luiz Zaffalon (PSDB). Mas antes de continuarmos a conversa precisamos de uma decisão sobre a candidatura da Federação – explica Luisão, cujo partido restava na coligação da eleição e saiu do Zaffa em maio de 2022; leia em Com voto de Zaffa, PSB de Paulo Silveira está fora do governo em Gravataí; A reunião-bomba e o ’Fantástico Mundo de…’.

A coisa está assim: o PT apresentou resolução à Federação pedindo a confirmação da escolha de Bordignon, mas PV e PCdoB votaram contra. A decisão agora será das direções estadual ou nacional da Federação, que, reputo, confirmará a candidatura do petista; detalho em Bordignon foi convidado para encontrar Lula em Brasília; É candidatíssimo a prefeito de Gravataí. Sem ‘nem-nem’ e Bordignon é recebido por Lula em Brasília; A foto e o fato: é candidato à Prefeitura de Gravataí.

Tanto PT, quanto PSB, nacionalmente tem resoluções para priorizar alianças com partidos da base do governo Lula.

Na região, com Stédile à frente, os socialistas articulam apoio do PT a seu candidato em Esteio, o vereador mais votado Sandro Severo, e tem parceria em Cachoeirinha, com a possibilidade do próprio Stédile ser vice de David Almansa (PT), em Alvorada, com Juliano Marinho vice de Stela Farias (PT), e em Viamão, Aldemarzinho Aprato como vice de Fátima Maria (PT).

– É um momento histórico. A esquerda precisa estar unida para frear essa direita fake news criada por Bolsonaro – defende Luisão, que considera que, em Gravataí, Bordignon é “a maior liderança da esquerda” e “com maior viabilidade eleitoral”; algo que já analisei, sob a ‘ideologia dos números’, em Bordignon é o melhor para a federação partidária do lulismo em Gravataí.

O vereador Paulo Silveira não atendeu ao Seguinte: para comentar a reunião.

Ao fim, se a aproximação do PSB – e, por consequência, do PDT – com Bordignon não for só um “me chama” para Marco Alba (MDB) – hoje apoiado pelo PL de Bolsonaro, como analisei nesta segunda-feira em Número 1 de Bolsonaro no RS confirma apoio a Marco Alba para Prefeitura de Gravataí; Dorival e ‘a luta continua’ – terei que agasalhar a provocação que sempre faço em Gravataí, usando frase de Frei Betto sobre as perseguições da época da ditadura, de que “a esquerda só se une na cadeia”.

Significa que Bordignon candidato será ‘O Esquerdista do Ano’? Duvido. Nunca foi nas eleições que venceu, nem em seus governos. Ainda duvido que ‘o homi na kombi’, o candidato Bordignon em cima do carro de som, vá rodar a cidade procurando ‘fascistas’ para xingar.

Dizem que em uma campanha eleitoral Lula foi perguntado se era comunista. “Sou torneiro mecânico”, respondeu.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Uma resposta

  1. Poisé meu caro Martinelli. Vamos torcer e trabalhar para que “O tempo, esse químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma todas as substâncias morais…” ( Machado de Assis) tenha chegado entre nós e que a frase do Frei Beto, citafs oor ti, continue viva para nós orientar sobre os perigos dos caminhos necessarios de se trilhar quando estamos dispersos! Grande abraço e parabéns pelo faro jornalístico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade