RAFAEL MARTINELLI

O ontem em que Zaffa pediu a Leite uma elevada na ERS-118 em Gravataí e o hoje, com o trânsito já parcialmente liberado

Cerimônia de liberação parcial do trânsito aconteceu nesta quarta

O prefeito Luiz Zaffalon conheceu pessoalmente o governador Eduardo Leite na inauguração do centro de distribuição da Magazine Luiza em Gravataí. Naquele 22 de setembro pandêmico de 2021, protegidos por máscaras, sentaram lado e conversaram sobre a duplicação da ERS-118, que permitiu o investimento de R$ 200 milhões e 1,5 mil empregos do condomínio logístico GLP – Global Logistic Properties, que atraiu o CD da maior rede varejista do Brasil para o quilômetro 11 da rodovia.

– Falta pouco para a duplicação ficar completa – disse Leite, referindo-se à entrega por ele, no ano anterior, do trecho de 21,5 Km entre Sapucaia e Gravataí, após cinco governos e R$ 400 milhões em investimentos, mas ainda sem a extensão até Viamão e outras ligações nas cinco cidades às margens da rodovia.

Aproveitando a deixa, o prefeito no primeiro ano de mandato, e ainda no MDB, que localmente se dividia entre oposição e governo, alertou o governador sobre um dos principais gargalos do trecho duplicado: o acesso à Avenida Centenário e ao Distrito Industrial, em Gravataí.

– Tem projeto? – perguntou Leite.

– O DAER deve ter – respondeu Zaffa.

O governador disse que, na manhã seguinte, buscaria informações com o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. Após a solenidade, o prefeito ligou para o secretário, que informou: “projeto tem, mas a obra custa R$ 28 milhões”.

Na manhã desta quarta-feira, pouco mais de três anos depois, Zaffa estava ao lado de Costella liberando parcialmente o trânsito na elevada da ERS-118 – e agradecendo Leite, hoje seu colega de partido.

É a primeira fase da obra que começou em 2022 e, com 80% de execução, tem previsão de conclusão neste ano.

Orçada hoje em R$ 48 milhões e com 1,4 km de extensão, a chamada ‘elevada’ é parte de um projeto maior de modernização da ERS-118, rodovia estratégica para a economia da Região Metropolitana de Porto Alegre.

– Quando fiz o pedido ao governador sabia da dificuldade. Não era tempo de vacas magras, era de vacas esquálidas. Mas ele mandou fazer e hoje vemos avançar aquela que é a obra viária mais importante da história de Gravataí – disse Zaffa, ao Seguinte:, lembrando que “pelo menos metade da cidade entra ou sai por ali”.

A obra é custeada com recursos do governo do Estado e conta com apoio técnico da Prefeitura de Gravataí, que garantiu auxílio no posteamento e na segurança.  


Com a mudança, os veículos que seguem no sentido Sapucaia do Sul/Gravataí passam a trafegar pela pista principal da elevada, aliviando o fluxo que antes era desviado por vias laterais e liberando o trânsito sob a trincheira que dá acesso ao polo industrial e à Freeway.

Segundo o secretário de Logística, a liberação traz mais segurança e eficiência ao escoamento da produção das empresas instaladas no entorno.

– Seguimos trabalhando para entregar a elevada até o final de 2025 – afirmou.

Impacto imediato e próximas etapas

A mudança permite que veículos vindos da Avenida Centenário em direção à Freeway realizem o retorno sem cruzar a via principal, reduzindo pontos de conflito. Além disso, a trincheira liberada conecta diretamente o Distrito Industrial a Porto Alegre e ao Litoral Norte, facilitando o trajeto de milhares de trabalhadores e caminhões.

Até o fim de 2025, está prevista a conclusão total da ERS-118, incluindo a liberação da faixa principal no sentido Viamão/Sapucaia do Sul e o acesso à Avenida Centenário por meio do viaduto.


Investimentos em toda a rodovia

A ERS-118 vem passando por uma série de intervenções. Entre Sapucaia do Sul e a Freeway, 96% do trecho já está duplicado, com três passarelas concluídas e mais duas em planejamento (investimento de R$ 28 milhões).

Outros trechos, como Itapuã/Hospital Colônia, receberam pavimentação, enquanto o trecho Viamão-Lami avança com R$ 53 milhões em obras.

A segurança também ganhou reforço: muretas New Jersey estão sendo instaladas entre Cachoeirinha e Gravataí para evitar invasões de pista. Já em Gravataí, uma nova trincheira na Avenida Brasil, com investimento de R$ 15 milhões, está em fase de projeto e deve começar ainda em 2025.

Diariamente, cerca de 30 mil veículos trafegam pela ERS-118, muitos enfrentando congestionamentos históricos, como são testemunhas políticos que participaram do ato de hoje, como o deputado Dimas Costa (PSD), ‘embaixador do governador’ em Gravataí; o presidente da Câmara Clebes Mendes (PSDB), que é ligado ao secretário Costella; vereadores e secretários municipais.

Para Luciano Faustino, diretor-geral do Daer, a duplicação é “um projeto de longo prazo que já transforma a economia regional”.

A de Gravataí – hoje um dos mais atrativos pólos logístico do RS – principalmente.


Assista imagens da liberação do tráfego

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade