Sempre que o Sica apanha uma folha em branco para desenhar, faz valer o sacrifício da árvore. Toda vez que o Sica conclui uma tira, um cartum, uma ilustração, faz o leitor chegar a conclusões inconclusas. E a cada vez que tudo isso acontece – o Sica desenhando para intrigar e o leitor perdendo o chão na leitura – as artes gráficas alcançam um raro brilho no seu gozo primordial: bagunçar a realidade. Inesperado nas abordagens, imprevisível no grafismo, Sica é um singular bagunceiro da nossa confortável percepção. Quer dizer, quando alguma árvore é abatida, melhor torcer para ela renascer numa gaveta do Sica. É certeza de que a ordinária celulose irá encontrar um artista extraordinário. Vá observar de perto esse admirável observador.
Rafael Sica é considerado um dos desenhistas mais influentes de sua geração. Por duas vezes venceu o Prêmio HQ Mix, em diferentes categorias: Novo Talento (2005) e Web Quadrinhos (2009), por seus Quadrinhos Ordinários publicados na internet. Ilustrou o conto "João Sortudo" para a coletânea Irmãos Grimm em quadrinhos, e publicou uma seleção de 115 de seus Quadrinhos Ordinários na antologia Ordinário.
Em 2009, montou a exposição "Cinza-Choque", com treze de seus desenhos a lápis, no Museu do Trabalho. Em 2012 expôs na mostra coletiva "Lista", na Galeria Logo, em São Paulo. Em 2013, participou do Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho com uma litografia. Publicou o álbum Tobogã (Narval, 2013) pelo selo da Coleção 1000. No ano de 2014 publicou “Novela” e “FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto”. Sica é um dos criadores da Parada Gráfica, evento que reúne grandes nomes da cena gráfica brasileira em Porto Alegre.
SERVIÇO
Exposição: O ordinário Rafael Sica
Abertura: 4ª feira, 24/8, 19:30, coquetel de cervejas e caipirinha de limão-bergamota
Visitação: até 24 de setembro
Local: Quintal Cultural – Arte e Gastronomia
Endereço: Luiz Afonso, 549 – Cidade Baixa, Poa
Preços: sob consulta
Mais informações: 51 9895 6778
Para acompanhar as criações de Rafael Sica, acesse seu Flickr e seu Facebook. Para acompanhar a prgramação do Quintal Cultural, acesse seu Facebook.