com vídeo

O passo a passo para fazer inscrição para projetos culturais em Gravataí; assista

Domingo é o último dia para realizar cadastro para Lei Aldir Blanc em Gravataí

Até o momento, 184 agentes culturais e 13 espaços culturais realizaram o cadastro municipal de Cultura, que busca conhecer a realidade dos trabalhadores do setor em Gravataí. Essas informações servirão como base para programar a utilização dos recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), informa que dia 30 de agosto de 2020 (domingo), é a data limite para o cadastramento de agentes e áreas culturais no Mapeamento Cultural da cidade. 

Sancionada no dia 29 de junho, em homenagem ao artista que morreu, este ano, de Covid-19, a Lei destinará, ao todo, R$ 3 bilhões para os trabalhadores do setor em todo o país, para manutenção dos espaços culturais e outros instrumentos como editais, chamadas públicas e prêmios durante a pandemia de coronavírus. A Lei também prevê a destinação de benefícios emergenciais aos trabalhadores do setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus, que se encontram impossibilitados de exercerem suas atividades. 

Para Gravataí, será destinado o valor total de R$ 1,8 milhão. O atual cadastro serve como um mapeamento da quantidade de entidades, artistas e instituições dos mais variados segmentos. Através desse reconhecimento das necessidades, o comitê gestor da Lei Aldir Blanc irá definir como será feito o investimento no município, buscando alcançar de forma plural e transparente o recurso a toda a cadeia produtiva cultural.

O Estado é responsável pela inscrição e distribuição da renda emergencial para artistas/agentes culturais em três parcelas sucessivas no valor de R$ 600. Os interessados deverão se inscrever neste link: https://cultura.rs.gov.br/cadastro-pessoa-fisica

Já o subsídio para manutenção de espaços, pequenas empresas e organizações comunitárias, com os recursos da Lei Aldir Blanc que serão administrados pelo município, pode variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil mensais. Além disso, está previsto custeio de ações de incentivo à produção cultural, como a realização de editais, prêmios, entre outros. As inscrições são feitas on-line: http://mapacultural.gravatai.rs.gov.br

O Mapeamento cultural é um espaço para integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, se constituindo. Por isso, mesmo que o artista tenha realizado cadastro no formulário do Estado, é fundamental que este profissional de cultura também tenha realizado cadastro na Plataforma de Mapeamento Cultural de Gravataí.

Os profissionais que não tiverem acesso à internet e ao formulário de forma digital podem contatar a SMCEL, que está disponibilizando um computador (com hora marcada) para que o agente cultural possa realizar o seu cadastro.

A SMCEL fica na Rua Antônio Donga, 15 – Centro. O telefone para mais informações é o 3600-7868.

 

Siga em vídeo o passo a passo para inscrição

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade