Rafael Larre, de um ano e três meses, deu os primeiros passos no final de 2022 e, conforme a família, nunca mais parou quieto no mesmo lugar. Adora passear com a avó pela Rua Pero Vaz de Caminha; e em breve o saibro em que aprendeu a caminhar dará lugar ao asfalto sobre o qual ele poderá correr e se divertir com os demais pequenos da vizinhança.
– Logo ele vai poder andar de skate por aqui – instigou o prefeito Luiz Zafallon ao ver o Rafinha roubar a cena com um trocar de pernas agitado, de um lado ao outro, durante a assinatura da ordem de início para a pavimentação da via, na manhã desta sexta-feira, 14.
Outra figura que animou o dia tão esperado pelos moradores da comunidade foi a aposentada Elizabeth Schmidt, 71 anos. Ex-professora da Escola Municipal Áurea Celi Barbosa por 15 anos, ela não escondia a alegria.
– Eu moro aqui há 46 anos. Quando cheguei, não havia água, não havia ônibus; vi tudo melhorar na minha volta, só faltava o asfalto na porta de casa – contou.
– Temos aqui duas gerações representadas, o menino Rafael e a dona Elisabeth, que, juntos com suas famílias e vizinhos, vão desfrutar dos benefícios desta nova Pero Vaz de Caminha. Vão andar, correr, viver melhor, com mais conforto; são momentos como este que recompensam todo o esforço deste governo em transformar Gravataí – disse Zaffa.
A Pero Vaz de Caminha fica no bairro Santa Cruz, tem 240 metros de extensão e liga a Rua Dom Feliciano com a Itacolomi. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, além do asfaltamento, serão executados serviços de infraestrutura para instalação de meio-fio e drenagem.
Já o secretário de Obras Públicas, Paulo Martins, o Paulão, lembra que essa é mais uma obra executada a partir do PavimenTAÍ, programa de governo que investirá R$ 200 milhões na infraestrutura de Gravataí até 2024, sendo R$ 120 milhões exclusivos à mobilidade, com foco na reestruturação da malha viária do município.
Participaram ainda da cerimônia o vice Dr. Levi Melo; os vereadores Alan Vieira, Evandro Coruja e Roger Corrêa, secretários municipais e o ex-prefeito Marco Alba.