O Brasil e o planeta já sabem que o RS é um celeiro de cartunistas geniais: todo ano, a cada salão nacional ou internacional de humor, algum desenhista gaúcho vai lá e zapt! Temos até 5 campeões: Moa, Rafael, Rodrigo Rosa, Ronaldo eSantiago. Juntos acumulam entre 150 e 200 prêmios.
Dessa vez o vitorioso foi o Rodrigo Rosa (em maioo artista porto-alegrense completou 30 anos de carreira, com expo no CCCEV, releia aqui). O concurso agora foi a 3ª edição do salão Banda Desenhada Avenida Marginal, uma convocatória para quadrinistas de países de língua portuguesa.
Rodrigo conta que o tema podia ser algo autobiográfico, folclórico ou uma crônica cotidiana. Desafio: apenas uma página. Diz que fez a cena autobio porque pareceu perfeita pro formato, e que as pessoas sempre curtiam quando contava. Gostou muito do resultado final, o que é raro.
O prêmio caiu bem, tanto no bolso quanto nos planos. Além dos 200 euros, inclui bolsa de um ano em algum mestrado ou pós em Artes na Universidade Lusófona. O proveito tá agendado: é possível que no 2° semestre de 2017 os globetrotters Rodrigo e sua Iveth cruzem o Atlântico de novo.
É um ótimo ano pro quadrinista, cartunista, ilustrador, chargista e agora editor, com editora própria, a Figura. Como primeiro projeto editorial, Rodrigo programa para breve o lançamento do álbum de luxo Sharaz-De do mestre italiano Sérgio Toppi. Será na Galeria Hipotética, aguardem news.
Para conhecer a arte e a trajetória de Rodrigo Rosa e acompanhar suas criações, acesse, respectivamente, seu site e seu Facebook. Para saber mais sobre o concurso da Avenida Marginal, acesse o site do evento.