NEGÓCIOS

O que é o HUB Indústria 4.0, que projeta mais de 100 empregos qualificados em Gravataí

Com o objetivo de consolidar Gravataí como referência em inovação e modernização industrial, a prefeitura assinou na última segunda-feira (18) o termo de aquisição de áreas para o HUB Indústria 4.0, no bairro Monet. A iniciativa prevê a geração de mais de 100 empregos qualificados em áreas estratégicas, como automação e inteligência artificial (IA).

O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico da cidade. “Inovação e tecnologia são meios para uma cidade desenvolvida, e é isso que estamos fazendo e apoiando no município. Gravataí tem se consolidado como um importante polo de desenvolvimento econômico, inovação, empreendedorismo e tecnologia”, afirmou.

As primeiras empresas selecionadas para o HUB são MDH Soluções em Projetos Industriais Ltda, Incocil Indústria e Comércio de Cilindros Ltda e Divimec Tecnologia Industrial Ltda. Elas foram escolhidas por sua atuação em áreas da nova economia, como robótica, automação, IA e Edtech, com soluções voltadas à otimização de processos e aprendizado tecnológico.

O projeto está alinhado ao Invest Gravataí, programa municipal que busca desburocratizar investimentos e oferecer incentivos fiscais a empresas que desejam se instalar na cidade. “Mais do que gerar empregos e investimentos, o projeto fortalece nosso ecossistema de inovação, apoia startups e empresas de base tecnológica e coloca nossa cidade na vanguarda da nova economia no estado e no país”, afirmou a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

Estrutura e investimentos

Com investimento privado previsto de R$ 25 milhões, o HUB Indústria 4.0 reunirá seis empresas em uma área de mais de 20 mil m², com infraestrutura compartilhada que inclui laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, coworkings, salas de reunião, auditórios e espaços de lazer e bem-estar para os colaboradores. O anúncio das próximas três empresas que integrarão o HUB será divulgado em breve.

O ato de assinatura contou com a presença de secretários que integram o Comitê de Incentivos Fiscais e Econômicos, incluindo representantes das pastas de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Fazenda, Administração, Desenvolvimento Urbano e Procuradoria-Geral do Município.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade