nas ruas

O que está sendo feito para evitar alagamentos

Prefeitura tem seis equipes nas ruas de Gravataí fazendo a desobstrução e manutenção da rede de escoamento pluvial

Trabalhar pesado para deixar a rede pluvial da cidade em condições para o escoamento das águas das chuvas no período em que os problemas se acentuam e que está voltando a partir de abril, começo de maio que vem. É o que está fazendo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMOP), desde janeiro passado, segundo informou o titular da pasta, Paulo Ricardo Martins, o Paulão.

Conforme explicou, no começo do ano a Prefeitura aumentou de duas para seis as equipes responsáveis pela manutenção da rede de esgotos pluviais, cada uma com quatro funcionários mais veículos e equipamentos, que fizeram um mapeamento dos pontos com mais problemas e estão trabalhando por região.

O secretário disse, por exemplo, que uma das equipes está deslocada para atender, principalmente, a região das Moradas do Vale (I, II e III) e Águas Claras, com a missão de fazer a limpeza dos acostamentos e meio-fios, das caixas coletoras, bocas-de-lobo e canalização.

— Não é pouca coisa o que temos feito e o que ainda tem pela frente. Mas já está dando resultado — comemorou, há pouco, o secretário Paulão.

Segundo ele, ontem (15/3) choveu cerca de 60 milímetros na zona urbana, no começo da manhã e num curto espaço de tempo. Mesmo assim, nas regiões em que normalmente aconteciam problemas sérios de alagamentos, a água até se acumulou mas não chegou a causar transtornos.

— Foi uma chuva pesada, de menos de uma hora e meia, e mesmo assim onde aconteceu de a água acumular, em menos de 20 minutos depois que acalmou (a precipitação) já tinha escoado.

 

Lixo é problema

 

A manutenção na rede de escoamento pluvial, segundo Paulão, é intensiva e extensiva. Ou seja: é realizada todos os dias e deve atingir todas as ruas da área urbana de Gravataí, independente se tem asfalto, calçamento com pedras ou é de chão batido. E o serviço não tem prazo para acabar.

O maior problema, segundo o secretário de Obras Públicas do município, é a grande quantidade de lixo e, especialmente, os restos de materiais de construção e de algumas podas que os moradores deixam na rua e que são carregados, quando chove, para dentro das tubulações.

— É preciso que as pessoas se conscientizem e nos ajudem. Não dá para ficar jogando lixo na rua e nem deixando material de construção no meio fio. Isso entope a canalização — disse.

 

Redes antigas

 

Outra dificuldade que vem sendo enfrentada é que pelo menos 80% da rede de escoamento das chuvas é antiga, de diâmetro reduzida e normalmente feita pelos moradores de uma determinada região ou quarteirão. Nestes casos, a Prefeitura tem que, inclusive, substituir a tubulação que é para dar vazão quando a chuva é intensa.

Já o “calcanhar de Aquiles” chamado Arroio Barnabé, que costuma sair da caixa sempre que um aguaceiro desaba sobre Gravataí, tende a continuar sendo um “calcanhar de Aquiles”. O Titular da SMOP explicou que não há muito que fazer em relação ao Barnabé, a não ser manter o córrego limpo.

— Não tem como alargar e nem fazer muros de contenção. Nós estamos mantendo todo trecho limpo, retirando a sujeira para facilitar o escoamento. Esta é a única intervenção que podemos fazer. Mas, mais uma vez, precisamos da ajuda das pessoas para que não joguem lixo na rua, no arroio, em nenhum lugar que seja inadequado — advertiu Paulão.

 

 

LEIA TAMBÉM

Vizinhos se unem após inédito alagamento

 

ÚLTIMAS AÇÕES

1

Manutenção da rede pluvial e reformas estruturais das caixas de esgoto na rua Vitório Monego, na Vila Cruzeiro. Os serviços integraram a agenda de intervenções da rua União, situada no bairro União, que também contou com a substituição dos canos.

2

Já o hidrojateamento, a limpeza das caixas e a substituição dos canos chegaram às ruas Getúlio Celso Nunes, no bairro Flamboyant e Marquês Gomes, no bairro União.

3

Além destas atividades, a construção de novos bueiros chegou à rua Cristão Colombo, no bairro São Vicente.

 

DA DEFESA CIVIL

"Como já era previsto o evento não teve a proporção que esperavam que tomasse. Os pluviômetros indicam que choveu um total de 52 mm na área Rural e na área urbana em torno de 53mm nas primeiras hora do dia, e ao final do evento acúmulo de 60mm. Houve alguns pontos de alagamento, mas logo as águas baixaram. A Prefeitura de Gravataí tem realizado periodicamente, ou seja, um serviço diário de limpeza, desobstrução de redes de esgoto e redes pluviais, ações estas que estão sendo de fundamental importância para comunidade, pois são ações preventivas de Defesa Civil visando a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Também é recolhida diariamente pela Prefeitura grande quantidade lixo descartado irregularmente, onde, baseado em análises técnicas, 70% dos alagamentos são causados pelo lixo descartado dentro dos arroios e bocas de lobo, bueiros deixando a drenagem das águas da chuvas comprometida causando os alagamentos. Informo que tecnicamente 60mm de chuva no período de uma hora é considerado motivo de Alerta para qualquer localidade, pois é muita chuva para curto espaço de tempo, e foi o que ocorreu hoje, tivemos esta média em uma hora e meia de chuva, ou seja muita água em pouco tempo.

Não tivemos desabrigados e nem desalojados, e também não houve solicitação da comunidade para atendimento. A Secretaria de Obras montou equipes juntamente com a Defesa Civil para percorrer toda a cidade e avaliar a situação. O que se pode adiantar é que as ações preventivas estão dando bons resultados, pois estão diminuindo consideravelmente os locais que antes eram alagadiços, e muitos não causam mais problemas pois já foram resolvidos e estão em constante monitoramento para não haver reincidência.

Rio Gravataí estava ontem com 1mt e 74cm às 17hs e hoje (16/3) às 11hs da manhã estava com 1mt e 84cm e pode subir de 15cm a 20 cm devido as águas dos arroios afluentes do Rio Gravataí".

PAULO ROBERTO, guarda municipal coordenador da Defesa Civil

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade