O professor Thomas Heimann foi eleito reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para o mandato 2020/2023, em assembleia da mantenedora Aelbra. O vice-reitor é Adriano Chiarani da Silva. Indicação de Heimann, Chiarani foi reitor no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) no Tocantins, de 2014 a 2019, e no Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/Ulbra), Goiás, de 2008 a 2014. Também compõe a reitoria a diretora Acadêmica, Marinice Langaro Vaisz.
— Sou prata da casa — diz o novo reitor, que ingressou como aluno de Psicologia na Ulbra em 1989 e, após a formação, foi convidado a trabalhar como docente e psicólogo na unidade de Ji-Paraná, em Rondônia.
Segundo ele, fazer parte da reitoria e ocupar o cargo principal na hierarquia administrativa da universidade, uma das maiores do país segundo ele mesmo destacou, é uma grande responsabilidade.
— Além do pioneirismo em várias frentes, como a implementação do Ensino à Distância (EAD) em 2003, a grande marca da Ulbra sempre foi o seu compromisso com a qualidade acadêmica, que adquiriu respeitabilidade nacional, tendo já colocado no mercado de trabalho mais de 200 mil profissionais ao longo de seus 47 anos de existência — comenta.
Diferenciais
Atenta às políticas educacionais, a missão da Ulbra expressa no seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2022 – Ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora – tem o propósito de promover um maior protagonismo dos alunos no seu processo de formação, nos eixos da extensão, pesquisa e ensino.
— A ênfase em metodologias ativas, desafiadoras também para os docentes, contribui para o desenvolvimento de uma postura proativa, criativa e empreendedora dos estudantes, desde o seu processo formativo, o que será de grande valor para o ingresso no mercado profissional. Isso está diretamente vinculado ao processo de reestruturação pedagógica, construído coletivamente pela instituição, alinhado ao que o mercado atual tem exigido — explica.
E acrescenta que esse planejamento inovador será concluído no quadriênio de sua gestão. Outro diferencial destacado por Heimann é o Aula, o Ambiente Virtual de Aprendizagem para os cursos da educação a distância, implementado há um ano, utilizado também para qualificar processos pedagógicos da modalidade presencial.
— É um grande passo no contexto do avanço pedagógico mediado por tecnologia. A inclusão digital é fundamental e a Ulbra, especialmente no Rio Grande do Sul, foi pioneira. Nossa Instituição busca sempre estar conectada com as inovações da tecnologia — lembra o reitor.
Novos cursos
O novo portfólio de cursos planejado para a modalidade EAD, com a metodologia semipresencial, alinhado com os avanços e remodelação do mercado educacional e que será ofertado em diversas unidades, também foi evidenciado por Thomas Heimann.
— A Ulbra está sempre atenta ao perfil de profissional que o mercado tem exigido. A formação por competências passou a ser uma das balizadoras dos projetos pedagógicos, contemplando não só diretrizes curriculares e o perfil do egresso de cada curso, mas também as demandas do mercado. Para dar conta disso, os processos pedagógicos precisam ser constantemente atualizados e aprimorados — explica.
— Não podemos perder a visão sistêmica de uma instituição de ensino como a Ulbra. Ela é uma comunidade de aprendizagem, na qual docentes, discentes e colaboradores precisam ter sinergia, em parceria com diferentes segmentos da sociedade, para alcançar sucesso em todas os seus projetos e realizações — completa o novo reitor.
QUEM É
1
Thomas Heimann É natural de Porto Alegre e atua como professor na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em diferentes cursos desde 1996 na área da Psicologia, Comportamento Humano e Aconselhamento Pastoral e na disciplina de Cultura Religiosa (1996-2019).
2
Também ensina em cursos de pós-graduação e especialização desde 2003 e nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e de Residência Médica Humana (2019). Atuou como coordenador do curso de Teologia presencial e EAD da Ulbra Canoas (2010-2019).
3
Ele já exerceu docência na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST, São Leopoldo), em cursos de especialização (2003) e no mestrado profissional em Teologia. É membro do Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral do Programa de Pós-graduação das Faculdades EST (2003).
Formação acadêmica
Bacharel em Teologia, Seminário Concórdia, São Leopoldo (1992)
Bacharel em Psicologia, Ulbra (1995)
Especialista em Psicopedagogia, Faculdades Integradas de Amparo, São Paulo (2000)
Mestre em Teologia Prática, Faculdades EST (2003)
Bacharel em Teologia, Ulbra (2015) – Convalidação
Doutor em Teologia Prática, Escola Superior de Teologia (Bolsista Capes), Faculdades EST