meio ambiente

O Rio Gravataí é a sala de aula

Doação da Sogra viabiliza 70 viagens com estudantes da rede pública no barco escola | DIVULGAÇÃO APNVG

O projeto Rio Limpo, da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG), entra nesta quinta em um novo estágio na missão de fazer educação ambiental na prática. Literalmente, dentro do Rio Gravataí. Às 9h, será embarcada a primeira turma de escola pública da região com a viagem no barco escola do projeto bancada pela recente doação de R$ 50 mil da Sociedade Orquidófila de Gravataí (Sogra) à APN.

Os primeiros alunos beneficiados pela iniciativa serão das turmas de 7º e 8º ano da Escola Municipal Portugal, de Cachoeirinha. À tarde, com embarque às 14h, será a vez dos estudantes do 6º ano da Escola Municipal Assunção, também de Cachoeirinha. 

 

LEIA TAMBÉM

Doação da Sogra levará alunos para o Rio Gravataí

O barco que desvenda o Rio Gravataí

Navegando com pachamama ao futuro do Gravataí

 

Desde 2016, quando o barco escola virou um dos principais instrumentos do projeto Rio Limpo, mais de 10 mil pessoas embarcaram na viagem de 16 quilômetros ao longo do rio. Nenhuma parceria com o poder público, para levar estudantes das redes municipais e estadual, no entanto, havia sido firmada até o momento. A prefeitura de Cachoeirinha foi a primeira a manifestar-se após a oficialização da doação e da nova etapa do projeto. A secretaria de educação de Santo Antônio da Patrulha também mostrou interesse, mas ainda não há viagens agendadas.

— Nosso plano agora é seguirmos visitando as secretarias de educação da região para salientarmos a importância deste contato das crianças com a realidade do nosso rio, como forma de exercitar não só a consciência ecológica, mas a cidadania — salienta o presidente da APN-VG, Sérgio Cardoso.

A estimativa é de que, somente com o recurso doado pela Sogra, pelo menos 4,8 mil estudantes possam participar das viagens no barco-escola. Em um plano traçado pela ONG, estão previstas pelo menos 10 viagens entre estudantes da rede pública de Cachoeirinha, e a mesma quantidade para escolas de Gravataí, Porto Alegre, Canoas, Alvorada e Viamão. Outras sete para escolas de Santo Antônio da Patrulha e três para Glorinha.

Estudantes de comunidades vulneráveis terão prioridade.

 

: Recurso da Sogra foi doado no final de julho | DIVULGAÇÃO APNVG

 

Meta de 25 mil estudantes

 

O recurso da Sogra é tratado como um pontapé inicial da nova etapa do Rio Limpo. A APN ainda espera chegar a 500 viagens exclusivas para 25 mil estudantes ao longo de 30 meses. Somado a esta meta de ampliação da educação ambiental dentro do rio, a ONG planeja criar um píer e uma sede física exclusiva para o projeto Rio Limpo.

Ao todo, o plano tem orçamento estimado em R$ 1,2 milhão. A doação da Sogra foi o primeiro passo. A captação de recursos para fortalecer o projeto continua.

 

 

COMO PARTICIPAR

: São priorizadas escolas que já tenham tido um contato com o projeto Rio Limpo desde 2016. Escolas que tenham sido escolhidas e, porventura, ainda não tenham participado do projeto, assinam um termo comprometendo-se a desenvolver o Rio Limpo nas atividades curriculares a partir da viagem.

: Cada escola tem direito a apenas uma viagem, para oportunizar que o projeto seja capilarizado ao máximo possível de estudantes.

: O transporte de ônibus até o barco escola é de responsabilidade das escolas.

: São priorizadas escolas de comunidades com vulnerabilidade social.

: As viagens acontecem de segunda a sábado, com embarques às 9h e às 14h.

: O agendamento deve ser feito até o dia 25 de agosto. Há uma meta de atendimento de escolas por município. Caso alguma delas não seja alcançada, as viagens serão remanejadas para onde houver maior procura.

: Reservas e agendamentos devem ser feitos pelo apnvg.agendabarco@gmail.com. Como o projeto tem incentivado a participação dos municípios, o agendamento tem partido do poder público, mas é possível às diretorias procurarem diretamente o projeto.

: O prazo para reservas refere-se às viagens custeadas e direcionadas à rede pública. O projeto segue aberto para agendamentos por escolas particulares, entidades e outros grupos pelo mesmo e-mail, ou pelo 99914-4433.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade