house of cards brasil

O SEGUINTE INDICA: Michel Temer terá superbase no Congresso para aprovar medidas polêmicas

Novo ministério contemplou 11 partidos que tem 356 dos 513 deputados na Câmara. Presidente interino sabe que o Congresso é implacável com os impopulares.

 

lista de ministros do Governo Michel Temer demonstra que ele preferiu deixar de lado a ideia de notáveis na sua equipe, como planejava inicialmente, para privilegiar alianças políticas. Onze partidos foram contemplados em seu ministério. Juntas, essas siglas possuem uma maioria mais do que folgada de deputados e senadores, que podem ajudar a aprovar qualquer pauta encaminhada por ele ao Congresso Nacional, entre elas as mais polêmicas ligadas ao ajuste fiscal.

A oposição, que agora contará com o PT, teme um efeito colateral: que isso represente um avanço nas pautas das bancadas conservadoras. A supermaioria desenhada por Michel Temer no Congresso foi costurada ao longo de semanas de duras negociações com os partidos, em que ele mudou de posição diversas vezes para acomodar interesses. O presidente em exercício, que assume rejeitado pela população, precisa mostrar resultados rapidamente para ganhar confiança e aumentar sua popularidade. Político experiente, sabe que o Congresso é implacável com mandatários impopulares e que pode acabar perdendo a chance de se tornar, de fato, presidente.

O SEGUINTE: recomenda a leitura aqui da reportagem do El País.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade