salve-se quem...

O trânsito… o stress … e o verão no Sul  

Hoje quero falar sobre o trânsito aqui no Seguinte:. O trânsito nas cidades tem crescido de modo descontrolado nas últimas décadas. O tempo gasto pelas pessoas dentro do carro torna-se, às vezes, insuportável.

Vivemos dias em que cada vez mais predomina a agilidade e rapidez na realização de inúmeras tarefas e os problemas no trânsito resultam em lentidão para executá-las, o que acaba provocando stress.

Muitas vezes, o carro é usado como arma nessa luta urbana em que se transformou a difícil convivência entre estressados, com suas atitudes de desrespeito ora com os pedestres ora com os outros motoristas.

O trânsito na nossa região segue o mesmo caminho. Os motoristas que se deslocam entre Gravataí e Cachoeirinha pela avenida que liga as duas cidades têm um bom teste para os nervos todos os dias. É preciso muita paciência e autocontrole!

O para e anda, na verdade mais para do que anda, é de desanimar. Motoristas enfrentam congestionamentos a toda hora em função do grande número de sinaleiras no trecho, dos carros dos “fugitivos do pedágio” que são cada vez em maior número, dos ônibus que invadem a pista da esquerda cortando a frente dos demais veículos para logo depois retornar para a da direita, de onde não deveriam ter saído, pois lá estão as pessoas nas paradas esperando para embarcar.

Ah! Não posso deixar de falar sobre os grandes protagonistas neste cenário de caos automotivo: os motoqueiros. E as inúmeras “provas” que aprontam não importando o horário ou como está o fluxo de veículos.

O pouco caso pela vida supera todos os limites do bom senso.

Ultrapassam o sinal vermelho, trafegam em alta velocidade, empinam as suas motos, fazem rachas, cortam os outros veículos num zig-zag suicida são alguns dos delitos de trânsito que a turma das duas rodas costuma cometer livremente.

Cabe destacar que alguns motoqueiros dirigem com civilidade… Poucos… Bem poucos… Infelizmente.

Os agentes da Fiscalização do Trânsito precisam dar mais atenção para estas questões e realizar ações mais efetivas para coibir o abuso que há muito vem ultrapassando todos os limites. À medida que projetos forem elaborados e a educação no trânsito for intensificada os problemas começarão a ser resolvidos.

Está mais do que na hora de o pessoal da Secretária de Trânsito apresentar soluções que tragam mais segurança e qualidade de vida aos motoristas que tanto se estressam no dia a dia. Um bom momento para dar início é agora no período de verão em que o trânsito fica um pouco mais tranquilo com muitas pessoas em férias no litoral.

Nós gaúchos vivemos com intensidade e como ninguém os poucos meses que temos de calor e a cada ano a rotina se repete quando o mundo parece se deslocar para o litoral a fim de aproveitar as delícias do verão.

Principalmente nos finais de semana em que as praias ficam lotadas e as demais cidades do nosso estado ficam praticamente desertas.

No último sábado, por exemplo, quem circulava pelo centro da nossa cidade, no final de tarde, com certeza tinha a mesma sensação como nos filmes de faroeste, em que não tem absolutamente ninguém nas ruas, só faltando mesmo aqueles arbustos levados pelo vento cruzando as ruas desertas.

É possível notar que o movimento diminui bastante até mesmo durante a semana, com menos filas nos supermercados e até mesmo nos bancos. Nos restaurantes e nos cinemas se consegue lugar sem muita dificuldade e nas lojas o atendimento é rápido e atencioso.

Em determinados horários se consegue vagas para estacionar no centro da cidade o que é impossível nos períodos fora das férias.

Quem permanece por aqui, como eu, tem a maravilhosa sensação de que a cidade está totalmente à disposição. É possível perceber e viver o que a cidade tem de melhor, o que não deixa de ser uma experiência bastante interessante.

 

Para refletir…

 

“A espontaneidade de uma fala, o carinho de um abraço, a leveza de um toque, a alegria de um sorriso, o incentivo de um conselho, a emoção de um beijo e o amor de um olhar, elevam-nos a um patamar de felicidade, que resiste e supera todos os obstáculos”.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade