Nas urnas, a diferença de votos entre o candidato do PSDB e a candidata do PT foi de 40.906 votos a favor do eleito Rafael Bortoletti. Porém, na Justiça Eleitoral, ele e Fátima Maria disputam o voto de apenas uma pessoa: a juíza Liniane Mog da Silva.
O que diz o PT na acusação? Em 14 de setembro, dia do aniversário de Viamão, os candidatos Rafael Bortoletti e Maninho Fauri teriam participado de um ato de inauguração no Parque Saint Hilaire, uma conduta vedada a candidatos no período de campanha. O prefeito Nilton Magalhães também está acusado, por supostamente ter utilizado recurso público na contratação um artista para uma inauguração, o que também é vedado em época eleitoral.
O que diz a defesa dos prefeitos, o atual e o eleito? O ato não foi uma inauguração, mas sim uma comemoração do aniversário em que o cantor João Luiz Correa ofereceu gratuitamente a apresentação. Para tanto, entregaram uma declaração assinada do artista e elencaram diversos fatores que caracterizam uma inauguração e que, segundo a defesa, não aconteceram no Saint Hilaire, dia 14. A defesa também apresentou um laudo técnico com o georreferenciamento dos telefones de Bortoletti e Maninho, que apontam o horário no qual ambos estiveram no Parque, após o encerramento das festividades.
Os advogados de acusação não indicaram nenhuma testemunha dos fatos, tendo juntado basicamente “prints” de redes sociais para embasar a denúncia. A defesa apontou cinco testemunhas, mas utilizou o depoimento de apenas duas na audiência desta quinta-feira, dia 5. A promotora eleitoral, Tatiana Alster, também esteve na sessão.
Nesta sexta-feira, dia 6, é esperado que se abra o prazo para as alegações finais e, depois disso, a juíza Liniane Mog da Silva pronuncie sua decisão. O que pede o PT? A anulação da eleição, com a realização de um novo pleito. O que pede a defesa? Por óbvio, que o resultado da urna seja mantido. Em breve, saberemos se o “lanterninha” da corrida eleitoral, vai derrubar o líder na última curva antes da linha de chegada.