MOBILIDADE

Obras na ERS-118: Daer inicia instalação de vigas do viaduto de acesso à Av. Centenário em Gravataí

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com o suporte da Prefeitura de Gravataí, inicia mais uma etapa das obras para a construção da trincheira no acesso ao Distrito Industrial e do viaduto na rótula com a Avenida Centenário com a ERS-118. Na terça-feira, 5, começa a instalação das vigas de aço da elevada sobre a rodovia estadual, no KM 22. E a partir da quarta-feira, 6, o trânsito muda nos dois sentidos da Centenário. 

Por um período de 15 dias, quem sair de Gravataí pela Centenário não poderá realizar a conversão à esquerda, no sentido Viamão. E quem chega pela ERS-118 e desejar ingressar na Centenário necessitará de atenção redobrada também em função de novo desvio.

– O motorista que chega de Porto Alegre, litoral ou Viamão e acessa a ERS-118 vai encontrar bloqueio na entrada da Centenário. Temporariamente o trânsito será desviado por uma das faixas de saída – explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí (Semurb), Guilherme Ósio. 

O secretário destaca que o departamento de Trânsito da Semurb trabalha de forma a divulgar as ações planejadas pelo Daer e a prestar auxílio aos motoristas. A proposta é reduzir ao mínimo os congestionamentos na região, sinalizando os desvios e sugerindo rotas alternativas para chegada e saída ao município. 


Acessos


Ósio lembra que independente da fase em que as obras se encontram, os condutores devem buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos.

– Em vez de usar a Centenário para chegar ao Centro, os motoristas têm como alternativa a Avenida Itamar Antônio Fonseca, ligação que abrimos entre a ERS-118 e a Rua das Andorinhas, ali perto do Atacadão – disse.

Nestes 15 dias, quem vem da Centenário tem como única opção seguir à direita, no sentido Sapucaia. Caso o desejo for acessar a Freeway ou Viamão, será possível retornar no novo acesso da rodovia estadual à Avenida Brasil, logo após o viaduto da Avenida Dorival de Oliveira. 

Uma vez na Brasil, é necessário fazer conversão à direita na Rua Pedro Álvares Cabral, que leva até a Dorival de Oliveira. Após, é possível voltar à ERS-118 utilizando o retorno na frente da UPA da 74.


Fuja do trânsito


Além do suporte técnico e operacional dado pela Prefeitura de Gravataí às obras, que são de responsabilidade do Daer, a Prefeitura trabalha em ações para estimular os condutores na adoção de caminhos alternativos. Por exemplo: é possível chegar ou sair de Gravataí pela BR-290, utilizando os acessos junto ao complexo da General Motors (via Estrada do Gravatá) e da Nutrella (via Avenida Teotônio Vilela, na parada 63).

A Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira permite o acesso para Cachoeirinha e ao Distrito Industrial de Gravataí, e até mesmo pegar a ERS-118 sem passar pelo entroncamento com a Avenida Centenário.

A partir da Dorival, pode-se ir a qualquer direção de Gravataí: BR-116 (via ERS-118) ou Vale do Paranhana e Serra (via ERS-020). Quem vem das praias pode escolher entre a BR-290 ou a ERS-030 – lembrando que as duas se interligam facilmente via Estrada do Gravatá, junto à rótula de acesso ao complexo da General Motors, no KM 67 da Freeway.


Distrito 


A passagem de veículos permanece interrompida nos dois sentidos no antigo acesso ao Distrito Industrial (desde o início do ano está em uso um novo acesso junto ao Morro do Coco) e na conversão à esquerda para a Avenida Centenário, junto da antiga rótula.

Para quem trafega no sentido Sapucaia/Viamão, o ingresso para a Centenário continua ocorrendo nas alças da Freeway.

Para acessar o Distrito Industrial, quem trafega no sentido Sapucaia do Sul–Gravataí deve usar a nova via entre o Morro do Coco e o Hotel Radar. Essa rota também é a alternativa para quem precisa sair do distrito.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade