transporte urbano

Ônibus da Sogil terão câmeras para flagrar assaltos

Imagem de câmara de ônibus mostrando assalto onde jovem foi morto na região metropolitana levou a prisão dos suspeitos

A direção da empresa de ônibus Sociedade Gigante Ltda (Sogil), de Gravataí, não revela quanto está investindo, mas garantiu agora à tardinha ao Seguinte: que todos os 71 veículos coletivos – entre eles sete ônibus midi – vão ser aparelhados com câmeras de videomonitoramento.

O objetivo, de acordo com a Supervisão de Comunicação da Empresa, é qualificar o transporte público agregando tecnologia e informação para a tomada de ações de melhoria na prestação dos serviços e, principalmente, oferecer maior segurança aos usuários e tripulação.

A decisão de equipar os coletivos das linhas municipais com sistema de videomonitoramento foi informado nesta segunda-feira (4/12) ao prefeito Marco Alba (PMDB) pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário no Rio Grande do Sul e diretor-geral da Sogil, Fabiano Rocha Izabel.

Conforme Fabiano Izabel, metade da frota, ou seja, 35 ônibus, já têm os equipamentos. Ele contou ao prefeito que cada veículo vai ter três câmeras e explicou as razões:

— Uma na porta de entrada, outra à frente possibilitando um visão panorâmica do percurso e a terceira no corredor, permitindo visualizar toda a movimentação interna em cada carro.
 

Central

 

As imagens serão gravadas e a cada entrada do veículo em uma das garagens da empresa, os arquivos automaticamente se transferem para a central onde serão analisados. A central de monitoramento fornecerá as imagens para a Prefeitura e Brigada Militar sempre que for necessário.

Além de inibir a ação de criminosos que realizam assaltos aos motoristas e cobradores, a intenção é acompanhar o processo de embarque e desembarque, controlar gratuidades, o comportamento do motorista, bem como de fatos que ocorram ao longo das viagens e necessitem de informações para auxílio e esclarecimentos, como em caso de acidentes, por exemplo.

 

Mobilidade

 

A ação soma-se às mudanças realizadas pela Prefeitura para melhoria da mobilidade urbana em Gravataí. Desde serviços de mapeamento do trânsito à duplicação de avenidas como a Jorge Amado, Itacolomi e Brasil, até a sinalização de ruas, implantação de novos pontos de ônibus, assim como a revitalização de paradas já existentes. 

— Todas para que a população possa usufruir de um transporte público de qualidade. Nosso município cresce exponencialmente, tanto em economia quanto em contingente populacional, e precisamos pensar cada vez mais na segurança, tanto dos motoristas quanto dos pedestres — disse o prefeito Marco Alba.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade