Já pensou você, em casa, tomando café da manhã e monitorando a aproximação do ônibus com o qual vai para o trabalho, pelo celular? É o que pode acontecer ainda este ano, em Gravataí.
— Até o Natal deve estar implantado este sistema — disse o prefeito Marco Alba, hoje à tarde (30/11) junto com representantes da empresa SafeConecta, do Rio de Janeiro.
Eles anunciaram a nova tecnologia que irá atender o município na questão do transporte de passageiros para a imprensa, funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana e o diretor operacional da Sogil, Joaquim Cavalheiro.
O diretor comercial da SafeConecta, Giuliano Forlin, e o presidente da empresa, Wagner Pontes, além do diretor Administrativo da Safe para o Rio Grande do Sul, Marcelo Pereira, apresentaram o sistema que permite monitoramento em tempo real da frota de ônibus do transporte coletivo urbano.
Os dirigentes da empresa carioca expuseram a expertise da empresa que, só no Rio de Janeiro, viabiliza o acompanhamento de uma frota de mais de 13 mil veículos. Em Gravataí, pelo contrato assinado nesta tarde, é possível fiscalizar até 300 carros.
— Vamos iniciar com os ônibus do transporte urbano municipal — disse o prefeito, comemorando a chegada do sistema em Gravataí.
— Estamos buscando a qualidade nos serviços ofertados, o que inclui a transparência da gestão. Além disso, estamos promovendo uma excelente relação entre órgão público, privado e sociedade — disse.
Nos ônibus
O sistema da SafeConecta, além de permitir ao usuário uma série de informações em tempo real, integra passageiros com o órgão gestor do serviço concedido, no caso a prefeitura, e a concessionária, a Sogil.
Todos os veículos usados no transporte são cadastrados, assim como linhas, itinerários, a periodicidade das linhas, até motoristas, são cadastrados. Através de um site, na internet, é realizado um acompanhamento na prefeitura, na empresa e no celular do usuário.
— Dá para saber quanto tempo determinado ônibus vai demorar para chegar no ponto de embarque, se as linhas e os horários estão sendo cumpridos, a quantidade de ônibus que está em circulação e, com isso, detectar as eventuais falhas no serviço para aplicação da penalidade que está prevista — explicou Forlin.
Estudo antigo
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, desde 2013 a administração de Gravataí está conhecendo e avaliando diversos programas de monitoramento, para definir qual deles melhor se adapta à necessidade da cidade.
— O sistema vai proporcionar mais tranquilidade ao usuário que vai saber, por exemplo, se o ônibus é adaptado para uso de portadores de necessidades especiais, além de ajudar no planejamento do futuro do município — afirmou.
A Secretaria comandada por Adão será a responsável por acompanhar o andamento do serviço dos ônibus urbanos municipais, através do Centro de Controle Operacional, que vai ser implantado pela SafeConecta.
Com sotaque
O presidente da SafeConecta, Wagner, com típico sotaque carioca carregado no “xis”, disse que o programa monitora e informa questões como em quanto tempo o ônibus vai chegar, se a linha está rodando e onde ele se encontra, se é adaptado…
— Tudo é mostrado usuário num aplicativo gratuito baixado no celular, laptop, tablet, ou através de um site na internet que pode ser acessado com uso de qualquer sistema operacional.
Mais monitoramento
O prefeito Marco Alba, ao falar para a imprensa sobre o sistema, lembrou que a frota do transporte urbano tem cerca de 80 ônibus. Como o acerto com a SafeConecta permite monitorar até 300 veículos, admitiu a possibilidade de incluir no serviço o sistema de transporte escola, táxis e até os carros – utilitários e de passeio – da prefeitura.
— Gravataí dispõe de um elevado nível de transparência e tecnologia à serviço da população, o que reduz custos — afirmou o prefeito.
Para saber:
– A frota de ônibus do transporte urbano municipal é de 80 ônibus
– A SafeConecta monitora, só no Rio de Janeiro, uma frota de 13 mil veículos
– A empresa, fundada há nove anos, tem clientes em 16 estados do Brasil
– Gravataí tem 1.912 pontos de embarque e desembarque, segundo o último levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana
A implantação
– A empresa vai mapear e registrar num mapa virtual todos os pontos de embarque e desembarque
– Em seguida serão instalados equipamentos de transmissão e recepção de dados em tempo real em todos os ônibus utilizados na frota
– Um Centro de Controle Operacional vai ser instalado na Secretaria de Mobilidade, de onde será possível acompanhar tudo que está acontecendo no sistema.
— Vamos reunir uma força-tarefa fazer a implantação e o lançamento desse sistema até o Natal — garantiu o prefeito de Gravataí, Marco Alba.