SEGURANÇA

Operação Consociatio: Associação criminosa era responsável por sequestro e roubos em Gravataí

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Gravataí, investiga na Operação Consociatio, uma associação criminosa envolvida em uma série de roubos no município. A ação, iniciada em abril após o aumento no número de furtos de veículos, resultou na cumprimento de 14 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão, além da recuperação de bens avaliados em dezenas de milhares de reais.

Nesta etapa da operação, deflagrada na quinta-feira, duas pessoas foram presas, e entre os itens recuperados estão uma caminhonete S10, R$ 36 mil em dinheiro, uma bicicleta de alto valor (R$ 18 mil), dois televisores e um videogame PlayStation 5.

De acordo com a delegada Luana Tamiozzo Medeiros, titular da 2ª Delegacia, a dinâmica do grupo chamou a atenção: “Nem sempre os criminosos atuavam juntos em todos os crimes, havendo um rearranjo dos coautores a cada novo delito”.

Outro aspecto destacado foi o envolvimento de um adolescente de 17 anos, sem antecedentes criminais, que teria atuado como mentor intelectual de parte dos crimes. O menor foi apreendido e encaminhado à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS).

Crimes violentos

A investigação apontou que a organização é responsável por crimes violentos, incluindo dois roubos a residências (22/4 e 28/5/2025), nos quais famílias foram mantidas reféns sob ameaça de armas de fogo e coagidas a realizar transferências via PIX; um roubo de veículo (30/04/2025), também à mão armada, com privação de liberdade da vítima e um roubo a estabelecimento comercial (29/04/2025), igualmente realizado com uso de arma de fogo.

Um dos suspeitos já havia sido preso em flagrante no dia 6 de junho deste ano, quando foram encontrados em sua casa diversos objetos roubados, posteriormente devolvidos às vítimas.

A operação segue em andamento, com a possibilidade de novas prisões e apreensões.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade