Gravataí e Cachoeirinha foram o epicentro de uma grande ação policial voltada ao combate de homicídios na Região Metropolitana de Porto Alegre nesta sexta-feira. A Polícia Civil e a Brigada Militar, coordenadas pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gravataí (DPHPP/Gravataí), deflagraram a Operação Overload.
A ofensiva, realizada na manhã desta sexta-feira, tem como alvo grupos criminosos envolvidos em dois homicídios consumados e uma tentativa de homicídio. Os crimes estão diretamente relacionados a violentos conflitos por pontos de venda de drogas que assolam a região. A ação contou com reforço fundamental da Polícia Penal.
Sete pessoas foram presas até o momento. Foram cumpridas 25 ordens judiciais, expedidas com base em investigações conduzidas ao longo dos últimos oito meses pela DPHPP/Gravataí. As ordens incluíram oito mandados de prisão preventiva e dezessete mandados de busca e apreensão. A operação mobilizou um contingente expressivo de 100 agentes de segurança pública, integrando policiais civis, militares e penais em um esforço conjunto.
O delegado Mario Souza, Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), destacou o significado estratégico da operação. “A Operação Overload representa mais um esforço integrado das forças de segurança no enfrentamento qualificado aos homicídios”, afirmou Souza. “Nosso objetivo primordial é a efetiva responsabilização dos autores desses crimes violentos, visando à redução da violência letal que impacta a região metropolitana.”
A operação segue em andamento, com os agentes cumprindo os mandados restantes e consolidando as prisões já realizadas. As investigações continuam para apurar todas as ligações e responsabilidades dentro dos grupos criminosos investigados.