Anda poderoso o Jones Martins (PMDB). Não foi só para abraçá-lo pelos 46 anos que reuniu políticos de diferentes partidos, como no festão que deu há uma semana para mais de mil pessoas no CTG Aldeia dos Anjos.
O que permitia a doce justificativa da amizade e do bom convívio com o deputado federal de Gravataí em uma festa de aniversário ganhou a arena política nesta quinta-feira: a Câmara de Gravataí aprovou moção de parabenização a Jones por estar entre os 15 melhores congressistas no Ranking dos Políticos.
A proposição apresentada por Clebes Mendes, além dos votos de partidos da base do governo como PMDB, PSDB, DEM, PP, PRB, PV e PTB, além do vereador Bombeiro Batista (PSD) que tem votado com o prefeito Marco Alba (PMDB), ganhou amém também de Dilamar Soares (PSD), Wagner Padilha (PSB) e Demétrio Tafras (PDT).
Só votaram contra Alex Peixe (PDT), Carlos Fonseca (PSB), Dimas Costa (PSD), Paulo Silveira (PSB) e Rosane Bordignon (PDT). As justificativas que deram para os votos contrários são justamente o que causa surpresa por colegas de partido terem votado a favor: os quatro não concordam com os votos de Jones em Brasília.
Bailando na curva, Dilamar tem que ser tirado da conta porque é um caso à parte: está novamente próximo do prefeito e deve apoiar a reeleição de Jones em 2018. Mas seriam Demétrio Tafras (do PDT de Daniel Bordignon, maior adversário do PMDB nas urnas) e Wagner Padilha (do PSB do presidente Paulo Silveira, maior crítico de Marco Alba) favoráveis à reforma trabalhista? Concordam os dois com o arquivamento das duas denúncias feitas pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer? Aplaudem o projeto de reforma da previdência do presidente eleito para ser vice?
Sim, porque o Ranking dos Políticos, entre os critérios para premiar Jones, avaliou a “qualidade dos votos” do deputado. Está lá na lista de pontuação da entidade organizadora.
Mais: concordam os dois vereadores com o grupo de notáveis que fez a avaliação e não incluiu entre os 15 melhores nenhum congressista mais de esquerda?
Outra explicação é que Demétrio e Wagner não estão nem aí para seus partidos ou para os ideários políticos dos mesmo e votaram a favor do parabéns para Jones apenas por compadrio.
Como dizia Millôr, cada um tem o Cirque du Soleil que merece.
LEIA TAMBÉM
Jones e um aniversário do tamanho de 2018
ASSISTA AO CLIPE | Aniversário do Jones já está causando no meio político
Jones entre os 15 melhores parlamentares do Brasil no Ranking dos Políticos