Ouvindo cerca de duas dezenas de fontes, o Seguinte: antecipa com exclusividade as possibilidades de cortes em secretarias e revela os nomes mais cotados para compor o novo secretariado de Marco Alba
A expectativa é que o prefeito reeleito Marco Alba (PMDB) anuncie nesta quinta-feira véspera da posse o novo secretariado de Gravataí que, sob surpresa principalmente dos políticos, deve manter o perfil técnico e sem muitas mudanças em relação aos atuais secretários.
Deve haver uma redução de 23 para 18 entre secretarias, fundações e autarquias.
A principal novidade deve ser uma supersecretaria, ainda sem nome definido, que reunirá a Secretaria de Governo e o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) ao Saneamento e Projetos Especiais onde, além de preparar a licitação para concessão da água (abastecimento, esgotamento sanitário e recuperação do Rio Gravataí), também administrará os R$ 100 milhões em financiamentos contratados para infraestrutura junto à Comissão Andina de Financiamentos (Caf).
As secretarias de Planejamento e Programação Orçamentária e de Planejamento Estratégico e Captação de Recursos devem se fundir como uma espécie de Secretaria da Fazenda, também sem nome definido ainda.
A Fundação de Arte e Cultura (Fundarc) deve ser extinta, com a Cultura migrar para Secretaria de Esporte e Lazer.
Outro corte deve ser no Trabalho, Emprego e Renda, que tende a ser absorvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Mistérios chave
Os maiores mistérios ainda cercam duas pastas chave: Saúde e Obras.
As certezas de nomes também são poucas na Segurança, na Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), na Agricultura e no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (Ipag).
Sem vereadores no secretariado
Nenhum vereador ocupará cargo, então nenhum suplente ascenderá à Câmara, onde o atual prefeito interino Nadir Rocha (PMDB) reassume a Presidência na sexta-feira após a posse de Marco.
A origem das informações
A apuração da reforma administrativa e dos nomes para o secretariado foi feita pelo Seguinte: nas últimas semanas junto a vereadores, políticos dos 15 partidos da base de governo e pessoas próximas a Marco Alba.
O prefeito, que continua reuniões diárias com os partidos (uma delas marcada ainda para amanhã), prefere não dar entrevista e guarda qualquer confirmação para o anúncio oficial, ainda sem data ou hora marcada.
AS SECRETARIAS E OS NOMES
Confira, na ordem alfabética das secretarias, quem seriam hoje os mais cotados para o ‘primeiro escalão’ do governo.
: Administração – Alexandro Lima Vieira, procurador concursado da Prefeitura, continua no cargo. Dá para inclui-lo na cota do prefeito/PMDB (dos vereadores Alex Tavares, Alan Vieira, Clebes Mendes, Nadir Rocha e Paulinho da Farmácia).
: Agricultura e Abastecimento – Sem definição de nome, mas é da cota do PSDB do atual vice-prefeito Áureo Tedesco e do ex-vice, Francisco Pinho, que apesar da crise interna que envolve também os vereadores Neri Facin e Mário Peres, tenta manter o atual secretário e seu braço direito, o advogado Denner Gelinger.
: Assuntos de Segurança Pública – Muito indefinida. André Brito, guarda municipal concursado, é o mais cotado para permanecer no cargo, caso o PV confirme sua indicação. Mas também ganha força o nome do coronel Flávio Lopes (ex-comandante do 17º BPM, que acompanhou Marco como um coordenador de segurança da campanha). Seria uma indicação da cota prefeito/PMDB, caso o PV do vereador Airton Leal seja contemplado com a FMMA.
: Desenvolvimento Econômico e Turismo – Luana Krümberg, advogada hoje no Procon, indicação do PP do vereador Roberto Andrade.
: Desenvolvimento Urbano – O engenheiro Cláudio Santos permanece, indicação do PTB do vereador Jô da Farmácia.
: Educação – Sônia Oliveira permanece no cargo, indicação da cota prefeito/PMDB.
: Família, Cidadania e Assistência Social – o ex-vereador Tanrac Saldanha, que concorreu a vice de Marco no ‘primeiro turno’, permanece no cargo, indicação do PRB.
: Governança Comunitária – Claiton Manfro segue na pasta (que herda a Comunicação, antes ligada à agora extinta Secretaria do Governo). Entraria na cota prefeito/PMDB.
: Mobilidade Urbana – Um dos maiores especialistas do país na área, Adão Castro segue no cargo, indicação da cota prefeito/PMDB.
: Obras – Muito indefinida, mas Paulo Martins é cotado para permanecer, como indicação da cota prefeito/PMDB.
: Procuradoria-Geral – Jean Torman permanece, indicação da cota prefeito/PMDB.
: Saúde – Muito indefinida, mas Laone Pinedo deve permanecer, como indicação da cota prefeito/PMDB, com o apoio do deputado federal Jones Martins.
: Serviços Urbanos – Francisco Pinho, na cota do PSDB.
: Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) – Muito indefinida, é reivindicada pelo PV, mas atual diretor-presidente Rafael Evaldt pode permanecer no cargo na cota prefeito/PMDB.
: Ipag – Muito indefinida, mas deve permanecer a advogada Janaína Balkey, hoje também responsável pela ligação entre governo e legislativo. Entraria na cota prefeito/PMDB.
: Supersecretaria de Saneamento, Habitação e Projetos Especiais (Engloba Governo, Demhab e os novos Saneamento e Projetos Especiais): Luiz Zaffalon, ‘gerentão’ do Governo, permanece no cargo, na cota prefeito/PMDB.
: Fazenda (funde Sepror e Seplaerc): Davi Severgnini permanece, indicação da cota prefeito/PMDB.
: Cultura, Esporte e Lazer (engloba Smel e Fundarc): Fernanda Fraga, que comandava a Fundarc, permanece no cargo, indicação do DEM do vereador Evandro Soares.
LEIA TAMBÉM