Quando chamo Marco Alba de um ‘Grande Arquiteto’ da políticam de Gravataí, não é por torcida ou secação. São os fatos, aqueles chatos que atrapalham argumentos. É um ‘consigliere’.
Após a chama do logotipo do MDB virar incêndio na Austrália – como tratei nos artigos Uma vitória de Pirro em racha na bancada do MDB; de ’Miss Colômbia’ a ’O Pacificador’, Nadir não é candidato; racha na bancada do MDB, O primeiro enfrentamento entre Jones e Marco Alba, A chapa dos sonhos de Marco Alba; de ’Grande Arquiteto’ a ’Grande Eleitor’, Marco Alba curte Zaffalon; a preferência no domingo do palíndromo e Alan líder da bancada é ’ganhada’ de Marco Alba; ruim para Jones – o prefeito poderia ter batido com a caneta na mesa e, para demonstrar força e desmoralizar a 'bancada rebelde', indicar Alan Vieira como líder do governo.
Seria um ‘troco’ em Clebes Mendes, Paulinho da Farmácia e Nadir Rocha, que escolheram o último como líder da bancada com a argumentação de que Alan não teria simpatia dos vereadores da base governistas. Mas Marco manteve Alex Tavares na liderança do governo, mesmo que o vereador seja também vice-presidente da Câmara.
Alan abriu mão de mais uma. Fraquejada? Avalio que não. Simbolicamente seu prestígio pode ser medido por ter anunciando pelo Instagram a indicação de Alex pelo prefeito.
Ao fim, daqui a pouco Alan vai merecer um simbólico Arco da Derrota no MDB, tantas vitórias tem obtido junto a Marco Alba com suas renúncias. Inegável que é, hoje, mesmo sem posto formal nenhum, o 'cara' do prefeito na Câmara.