(ATUALIZADA)
Printe & Arquive na Nuvem.
Dr. Levi Melo, ainda por emissários, abriu conversas para filiação no PSDB do governador Eduardo Leite, mesmo tenha apoiado Onyx Lorenzoni (PL) na eleição para o Governo do Estado.
O vice-prefeito de Gravataí, que está sem partido desde que saiu do Republicanos, quer ser candidato a prefeito em 2024, como tratei em O ‘código-fonte’ da desfiliação do vice-prefeito Dr. Levi do Republicanos de Gravataí.
Simpático ao ‘bolsonarismo’, Dr. Levi, que também já mandou sinais para o PSD do secretário-adjunto dos Esportes do Estado Dimas Costa, busca negociar com partidos que não sejam de esquerda e, como o próprio teria comentado, “fora da influência de Marco Alba”.
Levi culparia o ex-prefeito e ‘Grande Eleitor’ do prefeito Luiz Zaffalon (MDB), e, por consequência, seu, na vitória na eleição de 2020, pelos vetos à sua filiação no PL e no PP.
No PL há um acordo firmado entre Marco e Onyx, vigiado de perto pelo presidente municipal, ex-vereador Evandro Soares, que após ser vice de Dimas, na chapa ‘Marx-Donalds’ em 2020 se reaproximou do ex-prefeito.
Fato é que Marco apoiou Onyx a governador sob compromisso do partido não ter candidato à Prefeitura de Gravataí em 2024.
Levi ainda insistiu na filiação junto ao deputado federal Bibo Nunes, como reportei em Dr. Levi lançado a prefeito de Gravataí por Bibo Nunes é ‘queimação’, mas tudo parou após o presidente do PL gaúcho, Giovani Cherini, barrar uma intervenção – estadual e nacional.
O deputado federal é o político mais considerado no RS por Valdemar da Costa Neto, poderoso chefão do PL nacional, por ter reconstruído a sigla do zero no Estado, antes do assalto bolsonarista.
No PP, Levi também credita a Marco a articulação que impediu sua filiação sob a condicionante de ser o presidente municipal, que só teve voto favorável do vereador Policial Federal Evandro Coruja; o que reportei em PP de Gravataí barra filiação do vice-prefeito Dr. Levi.
Não é por nada que Levi mira o PSDB: não dá para esquecer de lembrar que Marco é visto como ‘anti-Leite’, desde a desistência do Mercado Livre investir em Gravataí – episódio que o gravataiense bota na conta do então governador; e tratei da polêmica em artigos como Perder Mercado Livre é pior que Ford, diz Marco Alba a Eduardo Leite; o ’delivery’ e Maior doadora de Eduardo Leite, família Jereissati é concorrente do Mercado Livre no e-commerce; o shopping da política.
Ao fim, a eleição municipal começou, se é que algum dia terminou.
Concluo como no artigo anterior sobre o vice-prefeito, lembrando Millôr e sua “fofoca você deve espalhar logo, porque pode ser mentira”: além dos pilheiros, os movimentos de Dr. Levi também são acompanhados por aliados preocupados que o ‘Império do MDB’, após 20 anos no poder, imploda por dentro, como aconteceu com o PT de Daniel Bordignon, Sérgio Stasinski e Rita Sanco, a partir de uma disputa entre Zaffa e Marco pela sucessão na Prefeitura de Gravataí – o que tratei na nada santa semana passada em Crise na Educação de Gravataí: Após demissão de secretária e principal diretor, Fernanda Fraga é nomeada interina; A Terça-Feira Santa de Zaffa e Marco Alba, Zaffa demite secretária e principal gestor da Educação de Gravataí desde o governo Marco Alba; O que interessa aos políticos é ‘Jack Lemmon e Walter Matthau’ e teve um pós-feriado em A Felicidade que reuniu Zaffa e Marco Alba.
Inegável é que Dr. Levi é Zaffa.
ATUALIZAÇÃO
Após a publicação do artigo, o vice-prefeito Dr. Levi fez postagem nas redes sociais classificando como “fake news” as informações. Reproduzo o post.
LEIA TAMBÉM
As ‘chaves da cidade’ nas mãos de Zaffa e Marco Alba em Gravataí; A sucessão