Sempre dispostos a presentear familiares e amigos mais próximos, os consumidores gaúchos encontrarão uma maior quantidade opções nas gôndolas dos supermercados para a Páscoa desde ano. É o que aponta estudo desenvolvido pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), revelado nesta terça-feira (27/2) pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, após ouvir 55 empresários do ramo, de todo estado.
De acordo com a pesquisa, os supermercadistas gaúchos estão otimistas e projetam crescimento de 8% nas vendas, na comparação com o ano passado.
— A indústria se readequou e está possibilitando que o varejo ofereça uma Páscoa mais enxuta, mais barata e mais criativa para os consumidores. Haverá ovos de chocolate para todos os bolsos, mas também kits, cestas e chocolates avulsos para o incremento das comemorações desta Páscoa — disse o presidente da Agas.
Longo também disse que a readequação dos supermercados para esta Páscoa passa por modificações instituídas pela indústria – as parreiras de ovos deverão ser menores, com menos chocolates grandes e com versões mais baratas –, mas também é reflexo das mudanças que os varejistas estão propondo para evitar sobras e excesso de promoções depois do domingo de Páscoa.
A FRASE
— A Páscoa sempre será importante pelo seu significado cristão e pela magia que entrega às crianças, porém o seu tamanho se tornou menor do que no passado recente.
Antônio Cesa Longo – presidente da Agas
Menores e mais baratos
O dirigente supermercadista destacou na entrevista coletiva de hoje pela manhã na sede da Agas que a exposição dos ovos foi antecipada neste ano, e que as lojas deverão inovar para conquistar consumidores. A ênfase é para ovos de até R$ 19,90, com menor gramatura e menos brinquedos dentro, e muitos supermercados vão preparar kits para presente e apostar também na venda de brinquedos fora dos ovos.
Os supermercados são tradicionalmente líderes na comercialização de chocolates no período de Páscoa, e a expectativa de 8% de crescimento se dá, também, pela base ruim da data em 2017 – quando a comercialização de ovos caiu 12%. Ao todo, os supermercados esperam comercializar 6,8 milhões de ovos de chocolate até o dia 1º de abril, domingo de Páscoa, ou cerca de R$ 130 milhões em vendas.
Com relação aos preços, a pesquisa aponta que o valor médio dos produtos de Páscoa está 5,9% superior ao ano passado. Os consumidores mais atentos, entretanto, de acordo com o presidente, terão um gasto similar ao do ano passado, comprando mais produtos de menor valor agregado.
EMPREGOS
: A pesquisa da Agas mostra que apenas 11% dos varejistas pretendem contratar temporários para a Páscoa – 90% dos cerca de 1,1 mil empregos temporários criados no Rio Grande do Sul serão de vagas na indústria, em cargos como operador de logística, montador, promotor de vendas e estoquista.
Para todos os bolsos
Mesmo que as barras e bombons ganhem espaço, os ovos de chocolate ainda terão a preferência entre os consumidores gaúchos nesta Páscoa. O presidente Longo lembra que, entre os ovos de chocolate, também há consumidores dos produtos “premium”, mais caros e adquiridos para presentear, que deverão representar cerca de 12% das vendas.
Com relação à procedência dos chocolates vendidos pelos supermercados do estado, 73% deverão ser oriundos da indústria brasileira (outros estados), 20% de fabricantes gaúchas e 7% de chocolates importados.
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