Políticos gravataienses ouviram de perto os soluços de Jair Solsonaro no cercadinho vip, ou mais de longe abanaram para seu ‘mito’ na motociata de Porto Alegre.
Em meu Twitter, que você acessa clicando aqui, postei durante o sábado as fotos da festa dos bolsonaristas da aldeia, Grandes Lances dos Piores Momentos e ocorrências onde reputo foi chocado o Ovo da Serpente.
O mais próximo do poder foi Evandro Soares (DEM), que estava ao lado do helicóptero no qual chegou o presidente da República.
O ex-vereador é assessor do ministro Onix Lorenzoni, que ao trepar na garupa de Bolsonaro foi ungido candidato ao governo do Rio Grande do Sul, atropelando o senador Luis Carlos Heinze (PP).
Evandro, cuja proximidade com o poder reportei em O gravataiense que come a la minuta com Bolsonaro em Brasília, estava dentro do cercadinho vip e já tem em seu celular um book de fotos para a campanha.
Do outro lado da cerca, o vereador Evandro Coruja (PP) postou live, que você assiste clicando aqui.
Outro vereador, Bombeiro Batista (PSD), também abanou e fez selfie de longe. O post você acessa clicando aqui.
O ex-prefeito Edir Oliveira, nomeado interventor do PTB gaúcho pelo presidente nacional Roberto Jefferson, aproveitou o beija-mão para convidar Bolsonaro para se filiar ao partido.
– Não tenho moto, mas fui no encerramento, no pátio da Fiergs. O deputado federal Sanderson, me apresentou ao Presidente Jair Bolsonaro. Então, como o Presidente Estadual do PTB Gaúcho, pude dizer a ele: "seja bem vindo ao PTB, Presidente" – escreveu Edir em post que você acessa clicando aqui.
As reações do Grande Tribunal das Redes Sociais você confere nos posts dos políticos que linkei acima.
Ao fim, com ou sem máscara, mussolínicas ou não, gastando R$ 1 milhão em dinheiro público ou a pão e mortadela, acho péssimo sinal para o povo essas manifestações de rua em tempos de pandemia e mais de 500 mil vidas perdidas, como já tratei nos artigos O Bordignon voltou e A onda política é aglomerar: ’Esquerdistas’ de Gravataí divergem no Twitter; É momento para ir pra rua contra ou a favor de Bolsonaro?.
Não temos ainda os 75% da população imunizada com as duas doses da vacina que permitiriam um ‘novo normal’. Na ‘ideologia dos números’, não chega a 20%.
Inegável é que, seja do lado que for da ferradura ideológica, por culpas pretéritas, presente e, inevitavelmente futuras, cabe perfeitamente aquela máxima: “Cada um tem a Inquisição que merece”.
LEIA TAMBÉM