Em 2021 e 2023 critiquei a falta de homenagens, ou homenagens pela metade da Câmara de Vereadores de Gravataí no novembro da Consciência Negra.
“Ocupando aqui um lugar de fala, reputo faltou um negro na Câmara dos brancos de Gravataí para avisar que, para os pretos, festa quase sempre também é luta”, escrevi.
A análise está lá nos artigos do Seguinte: Metade dos vereadores não fez indicação para negros receberem honraria da Câmara de Gravataí; A festa e a luta e Sem vereadores negros, Câmara de Gravataí esqueceu Dia da Consciência Negra; A carne mais barata do mercado.
Neste ano, elogio.
Além de 18 dos 21 vereadores indicarem homenageados, o legislativo manteve programações durante o mês e promoveu a entrega do Troféu Sônia Paim com casa cheia.
Reproduzo material enviado pelo Tiago Cechinel, coordenador da assessoria de comunicação da Câmara, sobre a festa, cujas fotos você acessa clicando aqui.
(…)
A Câmara Municipal de Gravataí, no plenário José Mariano Garcia Mota, realizou a sessão solene para entrega do Troféu Sônia Paim, edição 2024. A solenidade, instituída pela Resolução 07/2015, tem como objetivo reconhecer personalidades com impacto positivo na luta pela igualdade e valorização do povo negro de Gravataí.
A solenidade teve início com o cerimonial conduzido pelo cerimonialista Matheus Simões, responsável pelos cerimoniais oficiais de Gravataí. Para abrir a sessão solene, o cerimonialista convidou os presentes a assistirem à apresentação do “Momento Poético e Musical”, apresentado pelos músicos Josiane Prestes e Carlos Albani, que interpretaram as canções: Minha Gente (Josiane Prestes), Ancestralidade (Ângela Xavier e Carlos Albani) com poema incidental Sou Negro de Solano Trindade, Resgate da História (Josiane Prestes) e Canto das Três Raças (Clara Nunes).
Troféu Sônia Paim
A sessão solene integrou a Semana da Consciência Negra de Ação Antirracismo e Promoção da Cultura Negra, realizada sempre na semana do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data em que se relembra a morte de Zumbi dos Palmares. Desde 2015, a sessão solene que comemora a semana é marcada pela entrega do Troféu Sônia Paim, instituído pela Resolução 07/2015. A distinção é uma homenagem à professora Sônia Paim, de longa história de ativismo em questões sociais e políticas e a primeira negra a ocupar um cargo de secretária municipal.
Em sua fala, o vereador Alex Peixe destacou que o prêmio Troféu Sônia Paim é a celebração das pessoas que lutam diariamente pela igualdade e valorização do povo negro e ressaltou a importância de que, no futuro próximo, a casa legislativa possa ter mais assentos de representatividade no parlamento.
“Mais uma vez assistimos à casa do povo lotada e por um motivo especial: a luta pela igualdade e valorização do povo negro em Gravataí. Como presidente do Poder Legislativo, luto para que, no futuro próximo, possamos ter mais representatividade negra no parlamento”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí.
Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Dr. Levi Melo destacou que a entrega do Troféu Sônia Paim é uma forma de reconhecer aqueles e aquelas que têm se dedicado incansavelmente à valorização e ao desenvolvimento da comunidade negra em nosso município.
“Um quinto da população de Gravataí se declara como preta ou parda, e, como gestores públicos, é nosso dever reconhecer e apoiar essas iniciativas que promovem a igualdade e a justiça social”, afirmou ao parabenizar os premiados e convidar os presentes para o Desfile Afro, que será realizado no sábado, dia 30, a partir das 18h, na Rua Coberta.
Dimas Costa, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, afirmou o compromisso como deputado estadual nas pautas de igualdade racial e combate ao racismo.
“Celebrar o Troféu Sônia Paim é reconhecer a força, o talento e a resistência da comunidade negra de Gravataí, reafirmando nosso compromisso com a igualdade racial e o combate ao racismo”, ressaltou o deputado estadual.
Representando a Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura, Giulliano Pacheco declarou a importância da história da luta contra a desigualdade racial e destacou as pessoas que, no passado, lutaram para que as vozes tivessem espaço na sociedade.
“52 anos da criação do Dia da Consciência Negra, em 1971, celebrado no dia 20 de novembro, ainda é preciso reconhecer que a nossa história e cultura são pilares para a sociedade e para a valorização. Devemos refletir o passado para que possamos construir um futuro igualitário. Hoje celebramos a força e a resistência de quem abriu os caminhos com coragem para que possamos ter espaços como esse de hoje”, afirmou o secretário municipal de Governança, Comunicação e Cultura.
O Assessor de Políticas Públicas para o Negro (APPN) salientou o selo de cidade antirracista que a cidade de Gravataí conquistou e que demonstra um novo momento com a pauta contra o racismo.
“Gostaria de agradecer por poder falar nesse momento histórico e também parabenizar os 18 homenageados. Também gostaria de afirmar a importância da cidade de Gravataí ao receber o selo de cidade antirracista, isso demonstra um novo momento para Gravataí com a pauta contra o racismo.”
Convidado para representar os 18 homenageados, o Guarda Moisés destacou que, após a confirmação do feriado nacional da Consciência Negra, esses 18 homenageados serão os primeiros a receber o prêmio e também ressaltou que foi eleito o quarto vereador negro na história de Gravataí.
“Quero parabenizar a todos que receberam essa homenagem. Gostaria de destacar que nós somos os primeiros homenageados após a confirmação do feriado nacional da Consciência Negra, e isso é uma honra para mim. Neste momento, em memória de Sônia Paim, que foi a primeira secretária de educação negra de Gravataí, dedico esse troféu. Fui eleito o quarto vereador negro na história da nossa cidade e, com sentimento de felicidade, estarei representando a raça negra no parlamento”, afirmou o vereador eleito para o mandato de 2025/2029.
Confira, a seguir, a lista completa dos homenageados do Troféu Sônia Paim, edição 2024:
LEANDRO CAMPOS BORBA – THIAGO DE LEON
CLEUSA DEIQUES – TEDESCO
ELAINE TERESINHA BERNARDES DA SILVA – ROGER CORRÊA
CARINE PORTO RICHETTI – POLICIAL EVANDRO CORUJA
JOÃO ROGÉRIO DA SILVA – PAULO SILVEIRA
JOCELAINE MARIA E SILVA DE OLIVEIRA – MARIO PERES
ANGELA MARIA XAVIER FREITAS – MÁRCIA BECKER
NEUSAMARI NUNES ALVES – FERNANDO DEADPOOL
JOSIANE PRESTES DOS SANTOS DE OLIVEIRA – DILA
CLAUDIOMIRO MACHADO – DEMÉTRIO TAFRAS
CLAUDIO SOUZA DE BARCELOS – CLEBES MENDES
DAVI RIBEIRO SILVEIRA – CLÁUDIO ÁVILA
VANDERLEI ORTHMAN RODRIGUES – CLAUDECIR LEMES
AMARO FERNANDO DA CRUZ – CARLOS FONSECA
GUARDA MOISÉS – BOMBEIRO BATISTA
ÂNGELA TERESINHA COSTA GONÇALVES – ANNA BEATRIZ
PAI ADEMIR DE OGUM – ALISON SILVA
ANTÔNIO CARLOS LIMA HERNANDES – ALEX PEIXE