Evento que simboliza a luta e a superação do câncer de mama durante o Outubro Rosa, a 8ª edição do Desfile das Vitoriosas ocorrerá nesta terça-feira (22), no Gravataí Shopping Center, a partir das 19h. O evento, que se consolidou nos últimos anos, reunirá mulheres que venceram a doença ou que ainda estão em tratamento. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Nesta edição, 40 mulheres participarão do desfile, que é aberto ao público. As vitoriosas passam a tarde juntas, fazem maquiagem e têm direito a coffee break, enquanto se preparam para o evento organizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal da Saúde.
“Muito mais do que uma simples apresentação de moda, o Desfile das Vitoriosas é um momento de celebração das mulheres, que exaltam a sua autoestima e têm a oportunidade de compartilhar as suas histórias de vida e a experiência de luta e vitória. Este evento também é uma luz e inspiração para que as famílias de Gravataí deem atenção ao assunto e incentivem avós, mães e filhas a fazer a prevenção desde cedo”, explica a primeira-dama Marlene Zaffalon.
“O desfile é sempre um momento de muita emoção para todos, mas especialmente para as vitoriosas, seus familiares e amigos. É uma oportunidade para lembrarmos que existe tratamento e cura para o câncer de mama, e de que é preciso buscar o diagnóstico e o tratamento no tempo certo”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Uma das vitoriosas é a empresária Paola Knakiewez de Oliveira, 27 anos. Ela descobriu o câncer em fevereiro deste ano, por meio do autoexame. Apesar do impacto com o diagnóstico, ela conta que buscou encarar a situação de uma forma leve, mantendo a rotina próxima da normalidade.
Com o apoio de amigos, familiares e especialmente da mãe, Paola iniciou o tratamento e concluiu a quimioterapia em 24 de setembro com “sentimento de realização, alívio e vitória e inexplicável”.
“Estou muito feliz em participar do desfile e ter a oportunidade de conhecer outras mulheres que também venceram essa luta. Esse momento é de comemoração e superação, além de ser um incentivo para mais pessoas que estão passando pela mesma situação. O câncer tem cura! Nós tivemos o câncer, mas ele nunca nos teve”, emociona-se Paola.