O vereador Alex Peixe vai propor na próxima sessão da Câmara, terça-feira, o que o PDT chama de ‘pacto pela cidade’, a ser firmado entre as quatro candidaturas à Prefeitura.
– A campanha nem começou e a eleição já está judicializada, com denúncias e ataques de todos os lados.
– Nossa proposta é por uma guerra de idéias – diz o parlamentar, que é um dos nomes que disputam o vice do ex-prefeito.
A bandeira branca tremula tanto para os oposicionistas Anabel Lorenzi (PSB) e Levi Melo (PSD), como para o prefeito Marco Alba (PMDB).
– Ganhe quem ganhe, não governará com tranqüilidade sem ajuda da Câmara, uma maioria que, se a eleição fosse hoje, dificilmente alguém teria.
– Temos que ter cuidado para não explodir todas as pontes. Gravataí historicamente tem ficado isolada pelas brigas políticas – alerta.
Cláudio Ávila, que tem sido o ‘pitbull’ da campanha de Bordignon no ataque aos adversários, concorda, mas do seu jeito:
– A principal proposta dos nossos adversários não pode ser apenas a fantasiosa impugnação do nosso candidato.
– Primeiro porque não existe a menor possibilidade, segundo porque ninguém agüenta mais essa política leviana.
O hoje principal articulador político de Bordignon explica os ataques que fez contra Levi:
– Dr. Levi é um homem honrado, empresário de sucesso, reconhecido profissional e homem público da nossa cidade. Não atacamos o PSD, tampouco pessoalmente o Levi. Foi uma manifestação reativa, em face de reiteradas e inverídicas afirmações por parte de integrantes da campanha dele sobre o nosso candidato.
– Mas, diferente da tática surrada e sorrateira de alguns, preferimos o debate público, franco e aberto. Elenquei alguns aspectos políticos e jurídicos que serão usados formalmente no momento oportuno.
O Seguinte: entende que, de tudo isso restará nada. O GreNal da aldeia muda os jogadores, mas não a exacerbada rivalidade entre quem se reveza no governo e na oposição.
Ontem, comparamos a política aqui no WGS84 29º 56’36’ S, 50º 59’38’ W a um ouroboros. Um experiente político enviou um WhatsApp discordando:
– Não sei se é a melhor expressão, porque ouroboros é um réptil que morde o rabo. Aqui em Gravataí é um comendo o rabo do outro.
LEIA MAIS:
Levi na TV (e na tela das urnas)