Uma dúvida muito comum entre a população que precisa de atendimento médico é qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal estar.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de unidades que se complementam e buscam atender as pessoas de maneira eficiente.
– Nós temos a Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Hospital. A procura não adequada da assistência tem como consequência grande fila de espera e demora no atendimento – explica o secretário da Saúde, Paulo Abrão.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, a UPA deve ser procurada nos casos de emergência, ou seja, nos casos em que a doença do paciente implica um risco iminente de morte e se não for tratado rapidamente; ou de urgência, considerado uma situação clínica, sem risco de morte, mas que se não for tratada poderá trazer complicações mais graves ao paciente.
– A UPA deve ser a opção dos pacientes em casos mais graves que não podem esperar por marcação de consultas. O pronto atendimento funciona sete dias por semana e podem atender grande parte das urgências e emergências. Assim que o paciente chega ele passa pela triagem e são identificados pela Classificação de Risco adotado pelo Ministério da Saúde – esclarece.
A Classificação de Risco é sempre realizada por um enfermeiro. Após o paciente passar pela triagem ele é identificado com um adesivo com a cor que indica qual o grau de risco para o seu atendimento.
– Os adesivos permitem que todos os funcionários visualizem rapidamente a cor para identificação do grau de risco. Eles só são retirados quando o paciente recebe alta médica – explicou a coordenadora da UPA, Giovana Motta.
A UPA oferece atendimento 24 horas, com estrutura de médicos clínico geral e pediatra.
Os adesivos permitem que todos os funcionários da UPA visualizem rapidamente a cor para identificação do grau de risco. Eles só são retiradas quando o paciente recebe a alta médica.
– Esta foi uma das melhorias adotadas pela secretaria da saúde que auxiliaram na agilidade dos atendimentos na UPA – destacou o secretário da saúde.
A DIFERENÇA ENTRE AS UNIDADES
: UPA – Unidade de Pronto Atendimento
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs – 24h) realizam atendimentos de urgência e emergência. Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.
: UBS – Unidade Básica de Saúde
A UBS são conhecidas como postos de saúde. É o local onde o paciente pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, em odontologia e outros atendimentos primários. Segundo o governo federal, as Unidades Básicas de Saúde podem resolver em até 80% dos problemas de saúde da população do território. Ela também promove hábitos saudáveis de vida.
: ESF – Estratégia da Família
As ESF atuam com uma equipe completa diretamente no cuidado humanizado do paciente no próprio bairro de origem com território delimitado.
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