SÉRGIO CARDOSO

Parabéns a maior área de proteção ambiental do RS, a nossa APA do Banhado Grande

A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande completa 25 anos nesta segunda-feira. Um símbolo para a luta ambiental no Vale do Gravataí, que iniciou bem antes, em 14 de junho de 1979 com a fundação da Associação de Preservação da Natureza-Vale do Gravataí.

Entre as conquistas, comemoramos também a criação do Refúgio de Vida Silvestre e do Comitê Gravatahy, para a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.

Todos de iniciativa da sociedade organizada, parte do movimento de redemocratização do Brasil, com a Constituição Cidadã de 1988, que trouxe a participação social para os conselhos setoriais nas políticas
públicas.

Somente em 2021 conseguimos aprovar o Plano de Manejo, por meio da portaria 181, também de outubro, seu mês de aniversário, e depois de centenas de reuniões e interferências indesejadas.

É preciso lembrar que houve inclusive intervenção do Governo do Estado, que assumiu a presidência.

Tivemos um plano aprovado no Conselho da APA, que depois foi modificado pelos gestores de plantão, que deveriam zelar pelo atendimento aos interesses setoriais.

Conseguiram modificar o caráter de deliberativo para consultivo, mas mesmo assim não conseguiram o esvaziamento que queriam.

Em novo ataque a participação de 30 entidades determinaram, por canetaço, que deveriam ser apenas 20 entidades no Conselho, e sempre com abordagem infantilizada da participação social e cidadão.

Avançamos nestes 25 anos, mesmo com pouca ou muitas vezes sem ajuda dos gestores que são trocados de 4 em 4 anos pelo salutar processo democrático.

Temos 1.380.000 moradores na Bacia no Gravataí que dependem dos ambientes naturais protegidos, inclusive das suas águas para abastecimento público e para que estas mesmas águas não inundem as casas nos momentos de mudanças climáticas.

A APA do Banhado Grande ocupa 66% desta área, nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí e Viamão.

A biodiversidade existente nestes vários ambientes de banhados e áreas úmidas e ainda a serem descobertas, somente nos leva a certeza que estamos PROTEGENDO o que deve ser protegido.

Como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, deixo meus parabéns a todos os envolvidos nesta luta.

Saiba mais sobre a APA clicando aqui.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade