Patrícia Bazotti Alba (MDB) assume nesta quarta, 14h, como deputada estadual. Sebastião Melo decidiu renunciar ao mandato de deputado estadual para “se dedicar à transição”. O ‘presente’ é de grego: o prefeito eleito de Porto Alegre deixa uma bomba armada sobre o teclado do notebook na bancada: a primeira-dama de Gravataí terá que clicar sim ou não para a manutenção do aumento de ICMS.
Antes, como se dá inesperada ascensão da advogada e presidente do MDB Mulher do Rio Grande do Sul, que era prevista apenas para janeiro, como tratei em Com vitória de Melo, Patrícia Alba é a deputada estadual de Gravataí:
1. Com a renúncia de Melo, o primeiro suplente do MDB, Carlos Búrigo, que hoje ocupa a vaga de Juvir Costella, secretário dos Transportes, vira titular.
2. Segunda suplente, Patrícia Alba, que a partir de janeiro ocupará a vaga de Fábio Branco, eleito prefeito de Rio Grande, assumirá a cadeira de Costella, já que Branco não pretende antecipar a saída.
Desde 2014, quando encerrou o mandato de Daniel Bordignon, Gravataí não tinha representação na Assembleia Legislativa. Marco Alba renunciou em 2012 para assumir a Prefeitura.
A ‘bomba’ armada para receber Patrícia é a votação do polêmico projeto de prorrogação das alíquotas majoradas de ICMS, previsto para o próximo dia 15, e do qual Sebastião Melo matreiramente se livra.
– Ainda não defini voto – disse ao Seguinte: Patrícia Alba, que já articulava com deputados na sessão desta tarde, ao lado do prefeito Marco Alba.
Inegável é que a estréia já se dá sob pressão. Se decidir pragmaticamente, sob a ‘ideologia dos números’, vota a favor, já que o governo Luiz Zaffalon perde R$ 20 milhões em Gravataí com o fim do aumento no ICMS em 2021. Já se decidir pela ideologia que confessa, a liberal, politicamente é sempre uma marca ruim se associar a aumento de impostos.
Ao fim, uma coisa certa, o sim, ou o não será ouvido pelo governador Eduardo Leite, como ela prometia em Patrícia Alba: ’O governador terá que ouvir Gravataí’.
Welcome to the jungle, Patrícia!