A instalação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do TEAcolhe em Gravataí, junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foi comemorada pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB). Segundo ela, o atendimento por equipe multidisciplinar a portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma demanda aguardada há muito tempo pela comunidade e vai promover o acolhimento das famílias. “O serviço é mais uma porta para qualificar o atendimento aos portadores de TEA para Gravataí e Glorinha”, afirmou.
O serviço irá ampliar a rede de atendimento à pessoa com autismo da região de saúde 10, que conta com o CAS de Alvorada, na Associação Brasileira de Educação e Assistência Social (ABESS), e o CAS de Cachoeirinha, na Associação Pais e Amor. A previsão é que o CAS de Gravataí realize, pelo menos, 1.200 atendimentos para 150 pacientes. O CAS de Gravataí é composto por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de pediatria, serviço social, nutrição, psicologia, educação física, fisioterapia e pedagogia.
Patrícia destacou também o trabalho comprometido da APAE de Gravataí, fundada em 1969, e que atende centenas de pessoas a cada mês. Neste ano, a parlamentar destinou emenda de R$ 50 mil para a APAE de Gravataí e outros R$ 50 mil a entidade em Cachoeirinha para reforma e aquisição de equipamentos e mobiliários. “Temos compromisso em apoiar projetos e iniciativas que promovam a inclusão”, destacou.