Paulo Garcia assumiu a secretaria de Planejamento de Cachoeirinha. Luis Henrique Tino (MDB) vai se dedicar à campanha para vereador.
O ex-secretário de Serviços Urbanos dos governos Marco Alba (MDB) e Luiz Zaffalon (PSDB) é mais um representante da ‘República de Gravataí’ no governo Cristian Wasem (MDB).
Ele foi recebido nesta terça-feira pelo prefeito e pelo presidente do partido, André Lima.
Responsável pela implementação do Parque Municipal de Eventos, hoje um dos principais do Rio Grande do Sul, Garcia não foi demitido por falta de aprovação, em junho do ano passado, em Gravataí
Em pesquisa de opinião encomendada pelo governo Zaffa, sua secretaria estava entre os serviços mais bem-avaliados na Prefeitura.
No item “serviços que se destacam para a opinião pública”, apareciam, pela ordem: coleta de lixo domiciliar (nota 9), iluminação pública (7,5) e conservação de praças e parques (7,5). A média geral dos serviços foi de 6,9.
Próximo a Marco Alba, Garcia foi vítima da III Guerra Política de Gravataí, deflagrada após a saída de Zaffa do MDB e o rompimento com seu ‘Grande Eleitor’ de 2020; leia em Demissão do secretário Paulo Garcia é confirmação de que Zaffa é candidatíssimo contra Marco Alba em 2024; A III Guerra Política de Gravataí a um passo do inferno, ou do céu.
A ‘República de Gravataí’ em Cachoeirinha já é exílio de outros alvos influentes da III Guerra, como Paulão Martins (ex-Obras) e Guilester Neves (ex-Educação); leia sobre as saídas do governo Zaffa em Ao demitir Paulão, Zaffa afirma autoridade de prefeito, mas dá um tiro no coração do MDB de Gravataí; Mas, calma: sem Putins, a guerra resta adiada e Zaffa demite secretária e principal gestor da Educação de Gravataí desde o governo Marco Alba; O que interessa aos políticos é ‘Jack Lemmon e Walter Matthau’.
Ao fim, para além do quanto Garcia é capaz, a nomeação para o Planejamento é mais uma prova da proximidade entre Cristian e Alba, ambos candidatos neste 2024.
Os governos do ex-prefeito em Gravataí são inspiração para o prefeito de Cachoeirinha. Garcia leva essa experiência para uma secretaria estratégica na gestão, que é o Planejamento.