Paulo Silveira acaba de ser eleito presidente do PSB de Gravataí. O vereador, cuja chapa fez 43% dos votos, recebeu o apoio do grupo dos também vereadores Carlos Fonseca e Wagner Padilha, que fez 36%. A ala que tinha Luisão Stumpf como candidato e o apoio de Anabel Lorenzi, atual presidente e candidata a prefeita nas últimas três eleições, fez 21%.
– É hora de construir unidade. Fizemos um baita congresso – disse há minutos ao Seguinte:, enquanto era abraçado pelos apoiadores aos gritos de “um passo a frente, Paulo presidente”, o parlamentar socialista reeleito em 2016 com 1.941 votos que o fizeram o socialista mais votado na Região Metropolitana e o colocaram no radar das direções estadual e nacional como uma estrela em ascensão no partido.
De comportamento discreto, sem envolver na central de boatos que viralizou por grupos de WhatsApp e se mantendo distante dos enfrentamentos públicos entre lideranças que transformaram a eleição num Game of Thrones (GOT) onde só parecia faltar o veneno no vinho, Paulinho já vinha fazendo o papel de ‘estadista’ na campanha interna.
– O PSB é um dos maiores partidos da cidade. Unidos, seremos mais uma vez protagonistas nas eleições de 2020 para a Prefeitura – projeta, evitando falar em candidaturas, mas citando nominalmente os vereadores e Anabel como "lideranças que precisam ser valorizadas sempre”.
LEIA TAMBÉM
O início do fim do reinado de Anabel?
OPINIÃO | O perigo da fila andar para Anabel
– É hora de organização interna, de resgatar os que se afastaram, de atrair os que estão descontentes com a política e de conversar com outras forças – argumenta, evitando personalizar um ‘não’ ao diálogo também com o governo Marco Alba, a exemplo da parceria que há em Cachoeirinha entre o PMDB e o partido lá comandado pelo prefeito Miki Breier e o deputado federal José Stédile, a maior liderança 'estrangeira' a participar da convenção desta tarde, na Câmara.
– Acabei de ser eleito, da mesma forma que o diretório, onde há diferentes pensamentos. Como sempre fiz, quero respeitar as instâncias partidárias e discutir primeiro internamente. Não vou cair nessa agora de sair dando opinião sem ouvir o partido – explica ele (um dos líderes da oposição contra Marco na Câmara, e que pode ser colocado entre os políticos de ideologia mais à esquerda dentro do PSB), ao ser perguntado pelo Seguinte: se há veto a uma conversa também com o prefeito, uma das principais fofocas espalhadas pelas redes sociais durante a campanha interna.
LEIA TAMBÉM
Carlos Fonseca: Anabel é quem esteve com Marco no golpe contra Rita
GOT PSB: Casas aliadas
O discurso é de unidade, mas como é a regra na política, na hora da distribuição dos espaços o que valeu foi quantos votos cada chapa fez entre os 227 filiados que compareceram para votar. No GOT PSB, a ‘Casa Anabel’ ficou sem espaços na Executiva e, dos 32 membros do Diretório, ocupa sete vagas.
O reinado agora é da união das casas Paulo e Carlos, cujos monarcas assinaram juntos, com nomes lado a lado, a ata com a nova executiva.
A NOVA DIREÇÃO DO PSB
: Presidente: Paulo Silveira
: Vice-presidente: Marco Prado
: Segundo vice: Elio Bitelo
: Secretário geral: Carlito Nicolait
: Primeira secretária: Tamara Rocha da Silva
: Secretário de Organização: Carlos Fonseca
: Secretária de Finanças: Iris Cristiane
: Segundo secretário de Finanças: Emerson Machado
: Secretária de Formação Política: Ana Luiza Zancan
: Secretário de Comunicação: Wagner Padilha
MOVIMENTOS DO PARTIDO
: Juventude Socialista: Paulo Moreira
: Popular Socialista: Silvio Correa Jr.
: Mulheres Socialistas: Nane Nardi