novas gestões

Pensando o futuro, não precisa ser ecologista

Estamos com novos gestores assumindo as secretarias de meio ambiente nos municípios do Vale do Gravataí. Acredito que podemos esperar uma forma operacional diferente. E não necessitamos esperar que todos seja ecologistas, ambientalistas ou apaixonados pelo tema da sustentabilidade.

Não existe uma única profissão que habilite a qualquer cidadão de ocupar um cargo público, principalmente nesta área, porém a maior qualidade que devemos exigir é seu compromisso com as futuras gerações.

Todas as administrações do Vale possuem em seus quadros excelentes técnicos, uma realidade que não existia há 10 anos atrás. Este acumulo técnico deve ser potencializado para que venhamos a construir municípios mais equilibrados urbanisticamente.

Não possuo o conhecimento do perfil de todos os novos gestores, porém acredito que teremos grandes desafios pelos próximos 4 anos na construção da sustentabilidade buscada para a melhor qualidade de vida dos mais de um milhão e duzentas mil pessoas que vivem no Vale do Gravatai.

O entender que o território do seu município depende diretamente das políticas públicas implantada no do seu vizinho, com certeza deve ser uma premissa fundamental para o futuro de uma construção harmoniosa.

Temos agendas que extrapolam a capacidade de gestão dos recém empossados gestores e de processos que estão acontecendo há muitos anos na busca do interesse coletivo e que não podem ser desconsiderados nesta caminhada.

Realizamos na terça uma excelente reunião do Comitê Gravatahy, buscando alinhar este pensamento coletivo no Passo dos Negros, resgatando o primeiro Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Grande do Sul que completou 4 anos de sua execução em 2016. Estamos analisando a sua efetividade nas ações propostas neste documento técnico onde investimos mais de R$ 500 mil e 2 anos para sua consolidação.

Rever neste momento os processos que não aconteceram e buscarmos sua efetividade com certeza vai ajudar a darmos as orientações regionais para os licenciamentos ambientais e outorgas na Bacia do Gravataí.

Queremos desejar muito sucesso aos novos administradores dos interesses coletivos. E permaneceremos sempre do mesmo lado, quando tivemos que fazer a boa luta para a qualidade de vida de todos os seres vivos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade