CRISE CLIMÁTICA

Perdeu consulta ou exame em Cachoeirinha? Saiba o que fazer se o seu posto fechou devido à tempestade

A saúde de Cachoeirinha foi prejudicada com o temporal ocorrido na terça-feira, dia 16. Entre a quarta-feira, 17, e a sexta, 19, as unidades de saúde do município tiveram restrição quase total de atendimento. Nas unidades cujo problema foi a falta de energia elétrica e de água, o acolhimento e orientação dos pacientes foi realizado, porém, conforme explica a secretária de Saúde em exercício, Tábata da Silva Rodrigues, as unidades que tiveram danos na estrutura, precisaram ser fechadas e os atendimentos remanejados.

Os atendimentos foram retomados na sexta-feira, 19, em algumas unidades, enquanto em outras, consultas, exames e outras necessidades voltaram a ser realizados nesta segunda-feira, 22. A orientação àqueles que perderam o seu dia de ir à unidade de saúde é de ir ao local para fazer o reagendamento.

– Todas as pessoas que tiveram consultas ou exames cancelados em função do temporal, devem procurar, presencialmente, a sua unidade de saúde que terá um novo atendimento marcado. Nossa expectativa é de que quem perdeu a sua consulta seja atendido até no máximo a semana que vem – diz.

Em função da necessidade de reagendamento de consultas, a marcação online está suspensa, sendo necessário fazer de forma presencial. Empresas responsáveis por fazer a manutenção dos prédios já foram contratadas, mas ainda não há prazo para retomada de alguns serviços.


Duas unidades seguem fechadas


Para os pacientes da UBS Ildo Caçapava (Nova Cachoeirinha) e UBS Jardim do Bosque, a situação é um pouco diferente. Como os prédios foram muito prejudicados com o temporal, eles não têm condições de atendimento.

Uma unidade provisória da UBS Nova Cachoeirinha foi montada na Academia de Saúde, que fica ao lado do posto de saúde e deve funcionar a partir da quarta-feira, dia 24. Neste local será feito somente atendimento clínico e triagem.

Para coleta do exame Papanicolau, conhecido como CP, aplicação de vacinas e realização do teste do pezinho, os pacientes devem se dirigir à UBS Odil Silva de Oliveira, localizada na Rua Paranaguá,105.

Já os pacientes da UBS Jardim do Bosque serão realocados, a partir da próxima segunda-feira, 29, no Centro de Saúde do Idoso, que fica na Avenida Flores da Cunha, 2385, próximo à prefeitura municipal.

– É importante salientar que os pacientes pertencentes a essas unidades podem buscar atendimento em qualquer UBS do município – explica a secretária de Saúde.


Atendimentos odontológicos também têm mudança


O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também sofreu danos e está com o atendimento restrito.

– O que é urgência é de livre território, ou seja, o paciente pode ser atendido em qualquer unidade, seja ela uma UBS ou ESF que tenha atendimento odontológico – diz a secretária.

Pacientes que tinham consultas agendadas devem buscar a sua unidade de referência para fazer a remarcação. Alguns atendimentos estão sendo realizados da ESF Otacílio Silveira, que fica ao lado do CEO.

– Orientamos que a população busque a sua unidade de referência ou então os canais de acesso do município como a Secretaria de Saúde e a Ouvidoria para ter mais informações – concluiu.

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