SAUL TEIXEIRA

Pitacos e apostas para o Gre-Nal 441

Foto: Lucas Uebel

O título do texto já diz tudo! Desta feita, sigamos. Inter de Coudet com a bola. Grêmio de Renato mais reativo que o comum. Colorado com desenho que teve relativo sucesso em 2023. Tricolor com mais cuidados defensivos. Que vença o mais competente nos 90 minutos.

Começando pelos mandantes, o provável retorno de Maurício devolve mecânica ao time, a começar pela forte “dobrada” com Bustos pelo setor direito. Aliás, o argentino faz excelente início de temporada. Com isso, Bruno Henrique volta para o seu habitat natural: as funções pela faixa central de gramado. Vez que outra, pode trocar com Aránguiz para garantir alguma imprevisibilidade.

Sendo assim, Lucas Alário deixa os 11 e Alan Patrick ganha mais liberdade para circular por toda a faixa de armação e arremate. Prefiro essa mecânica, já não desgasta tanto o camisa 10 nas tarefas defensivas. Até porque, o time já atua sem um camisa 5 com grande poder de marcação. E por melhores que esteja as atuações, futebol requer equilíbrio.

Não esqueçamos, aliás, que o Grêmio será o primeira adversário da Série A enfrentado em 2024. No gol, Anthoni. Todo o atleta necessita de ritmo, ainda mais goleiro. Não teria porque arriscar o agravamento da lesão de Sérgio Rochet num jogo na primeira fase do estadual.

Pulemos o muro. Projetemos o lado azul da força…

Du Queiroz é o mais titular para domingo por um motivo claro: ajuda a estancar a sangria defensiva que persiste desde 2023. Quem saí? Um ponta? Um volante? O meia? Acreditamos num tricolor disposto em 4-1-4-1 com Queiroz, Villasanti e Pepê. O noticiário aponta que Cristaldo é o mais candidato a sair da equipe, mas não descarto a presença do camisa 10. Entretanto, provocaria algumas mudanças no posicionamento das individualidades.

Du Queiroz aberto à direita na “posição Ramiro”, com Cristaldo centralizado e Pavón indo para a ponta esquerda. Ou Cristaldo aberto à direita, como falso ponta. Embora não goste deste posicionamento, o “gringo” já atuou de forma parecida quando o tricolor adotava o esquema com três zagueiros. Outra “surpresa” seria a saída de Geromel do time para ampliar a vitalidade da peça defensiva.

Se Diego Costa não iniciar a partida, o time poderia ingressar em campo sem um jogador de referência. João Pedro Galvão deixaria o time. Caberia a Pavón liderar o ataque, numa proposta ainda mais conservadora. Assim, o time poderia retornar aos três zagueiros. Um plano B, porém, teria Du Queiroz, Villasanti, Pepê, Cristaldo, Gustavo Nunes e Pavón. Falando em proposta conservadora/pragmatismo, a bola alta é “arma” tricolor e ataca a principal fragilidade colorada. Aguardemos!

Pelos pitacos, fica claro que o momento do Inter é superior, ao menos na nossa singela lógica, é claro! Não pela posição na tabela, onde a diferença atual é de apenas 2 pontos pró-colorado, mas pelo nível de atuação coletiva nas últimas partidas. Sendo assim, a necessidade de novidades/mudanças/surpresas de Renato cresce de importância. Eis a chamada “mão do treinador”.

Momento superior não é certeza de vitória, evidentemente. Mas frente a grenalização, às vezes doentia, é essencial falarmos até as obviedades. Voltando ao mundo real, Coudet e Renato podem ser personagens decisivos para o clássico 441. Um pela sequência do trabalho (que taticamente é diferente da maioria dos times no país) e outro pela capacidade de “inovar”, como fizera na temporada passada quando, ineditamente, usou e abusou do repertório tático.

Antes do fim, segue nossa “Seleção Gre-Nal”, inspirado no que fizeram os principais canais de comunicação do Estado. Considerando Rochet fora, eis:

  1. Marchesín
  2. Bustos
  3. Vitão
  4. Kannemann
  5. Reinaldo
  6. Villasanti (não Bruno Henrique, pela questão do equilíbrio)
  7. Aránguiz
  8. Maurício
  9. Alan Patrick
  10. Pavón
  11. Valência

Téc. Eduardo Coudet (Pelo nível de atuação coletiva atual)

Ótimo Gre-Nal pra geral…

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade