O plano B do governo Ranolfo Vieira Jr. (PSDB) – e do renunciante Eduardo Leite (PSDB) – vai colocar a teste o “não” de ano eleitoral de nove em cada dez políticos ao pedágio na ERS-118 entre Gravataí e Viamão.
A ideia, revelada pelo jornalista Jocimar Farina, em GZH, é o Governo do Estado bancar a pavimentação do trecho de 15 km entre os dois municípios, orçado em R$ 110 milhões, e descontar do contrato de concessão.
Para a obra seria usado parte dos R$ 490 milhões que o Palácio Piratini quer “doar” para rodovias federais.
Não seria o único investimento público antes de entregar a administração da rodovia à iniciativa privada. A duplicação custou, entre 1998 e 2020, mais de R$ 400 milhões.
Há, ainda, a construção de uma elevada no acesso ao Distrito Industrial de Gravataí, ao custo de R$ 28 milhões, cuja ordem de início deve ser assinada pelo governador dia 1º, como reportei em Em Gravataí, início do fim de uma fake news de 400 milhões; O Vanucci e ’a Áfica é logo ali’.
O cálculo do governo Ranolfo/Leite é que, retirando do contrato de concessão os novos investimentos públicos, a tarifa do pedágio a ser paga pelos usuários da rodovia pode ser menor.
Com os valores arrecadados, a nova administradora da rodovia faria a manutenção do da rodovia, desde Sapucaia do Sul até Viamão, além de executar as demais obras previstas para o Bloco 1, que inclui também estradas como a RS-020, a RS-040, a RS-115, a RS-235, a RS-239 e a RS-118.
Em junho de 2021, quando apresentou o plano de concessões, o governo projetou que o pedágio custaria entre R$ 5,54 e R$ 7,39 – dependendo da proposta da empresa vencedora.
Conforme informa Jocimar Farina em sua coluna, que sempre traz notícias exclusivas sobre a relação do governo Ranolfo/Leite com a concessão da 118, “a instalação da praça de pedágio é algo que o Palácio Piratini não abre mão”.
Por que alerto para o teste ao “não” de ano eleitoral?
É que desconfio a proposta apresentada por Ranolfo, e articulada nos bastidores por Leite, seria a utilizada em um próximo governo de oposição.
Com exceção de Ranolfo, todos os pré-candidato ao Governo do Estado já se manifestaram “contra”, quando procurados pelo coordenador Darcy Zottis e os representantes do Movimento RS 118 Sem Pedágio, como tratei pela última vez sexta, em Os deputados contra o pedágio; O Velho Oeste do Billy the Kid.
Alternativa ainda não vi.
O que se tem hoje é que políticos se mostram contra pedagiar a 118, mas nenhum apresentou claramente uma proposta para a manutenção da rodovia, seja feita pelo poder público, ou pela iniciativa privada.
Ao fim, só não vale dizer “não” antes da eleição e, no primeiro ano de governo, o conhecido “ano da maldade”, o governo da vez apresentar proposta de pedágio alegando que a 118 está se deteriorando e os mais de R$ 400 milhões investidos em dinheiro público estão esvaindo pelos buracos na estrada.
Algo como aquela máxima de que “agora que as ideologias falharam, só nos resta a cirurgia plástica”.
LEIA TAMBÉM
Pedágio após 400 milhões em obras na RS-118: empresários criam movimento contra; O bode de Leite
Após 400 milhões de dinheiro público, ERS-118 será concedida para pedágio; 040 e 020 também