SEGURANÇA

Como foi operação internacional para capturar um dos criminosos mais perigosos do RS

Em uma operação internacional realizada na noite da última sexta-feira, 1º de agosto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), capturou um dos principais foragidos do estado na cidade de Buenos Aires, Argentina. A ação ocorreu em cooperação com a Polícia Federal do Brasil e as polícias da Província de Córdoba e da cidade autônoma de Buenos Aires.

O homem detido possui uma extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Ele havia sido beneficiado com o uso de tornozeleira eletrônica em outubro de 2022, mas rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023, passando à condição de foragido. É apontado como uma das principais lideranças da maior organização criminosa do Rio Grande do Sul, originária do Vale dos Sinos.

Após fugir, ele teria se escondido por um período em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde teria firmado aliança com a maior organização criminosa do Brasil, oriunda do estado de São Paulo.

Investigação e prisão

As investigações da Delegacia de Capturas duraram mais de dois anos e envolveram diversas diligências e trabalho conjunto com forças policiais nacionais e internacionais. Informações recentes indicavam que o foragido estaria em Concórdia ou Buenos Aires, ambas na Argentina.

No dia 29 de julho, uma equipe da Decap/Deic, coordenada pelo delegado Gabriel Lourenço, deslocou-se inicialmente para Concórdia para contato com a polícia local e realização de diligências. Posteriormente, os policiais acompanharam as autoridades argentinas até Buenos Aires, onde monitoraram o suspeito em um apartamento.

Durante o monitoramento, o indivíduo foi visto saindo do imóvel e foi abordado e preso pelas forças de segurança. Ele não resistiu à prisão e nenhum objeto ilícito foi encontrado com ele.

Reconhecimento da operação

O diretor do Deic, delegado João Paulo de Abreu, destacou que a prisão representa o esforço e a dedicação das equipes envolvidas. “Fica o agradecimento a todos que colaboraram na logística da operação e no fornecimento de informações indispensáveis para a localização do alvo”, afirmou.

O delegado Gabriel Casanova, titular da Decap/Deic, ressaltou o trabalho qualificado da Polícia Civil em conjunto com outras forças policiais, afirmando que a prisão é emblemática para o enfrentamento ao crime organizado no estado.

Já o delegado Gabriel Lourenço, que coordenou a ação, declarou: “Esta prisão representa um marco significativo no combate ao crime organizado, demonstrando a eficácia de ações integradas com unidades policiais internacionais, fortalecendo a capacidade de resposta contra redes criminosas que atuam para além das fronteiras do Estado.”

Denúncias

A população pode colaborar com a polícia denunciando suspeitas e informações pelo telefone 0800 510 28 28, pelo site www.pc.rs.gov.br ou pelo e-mail decap-deic@pc.rs.gov.br.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade