Mercado erótico

Por dentro de uma sex shop

Ireni Pinto tem uma sex shop funcionando há 17 anos no centro de Gravataí.

Quem pensa que a facilidade tecnológica fez migrar o público comprador de uma sex shop – loja física – para o mundo virtual, pode estar enganado. Se isso fosse uma pergunta, a resposta seria sim. E não!

É o que dizem duas pessoas que trabalham neste ramo, uma estabelecida há 17 anos com a loja Sedução e Fantasia, na Galeria Santa Catarina, centro de Gravataí, e outra com uma loja virtual, a Peccato Sex Shop, atendendo desde o final de maio passado.

Ireni Luiz Pinto é a prova viva de que a loja física de produtos eróticos não sucumbiu à modernidade tecnológica. Há 17 anos ela está no centro de Gravataí – Sedução e Fantasia – e diz que o mercado continua muito bom, apesar das facilidades oferecidas pela internet.

Com 57 anos a instrumentadora cirúrgica por formação, e esposa de um médico-veterinário, admite que há tempos ruins. Mas assegura que, no geral, não tem queixas. O sex shop é procurado na maioria das vezes por casais e a faixa etária mais comum vai dos 35 aos 45 anos.

 

Preconceito ou inibição?

 

E as pessoas entram na loja meio envergonhadas ou são desinibidas?

— Uns entram se espiando, são mais envergonhados, mas a maioria das pessoas chega aqui bem tranquila, não problema de inibição — diz a proprietária.

— Tem gente que chega aqui e conversa sobre os produtos, pede informações. Outros vêm já com ideia do que procuram e são bem tranquilos. São pessoas bem antenadas e as vezes até pedem novidades que viram na internet e que nem temos ainda para vender.

Preconceito, para Ireni, é uma palavra que já está praticamente riscada do seu dicionário. Há 17 anos, quando abriu a sex shop, isso era um problema. O que resta, ainda, é um pouco de inibição de algumas pessoas – poucas – quando entram na loja.

 

A internet

 

Na proporção inversa à diversificação dos produtos eróticos e sensuais disponíveis numa sex shop, a inibição e o preconceito foram reduzindo. Culpa de quem? Da internet, segundo Ireni. E não é que a rede virtual tenha despertado a libido do público antenado na questão sexual.

— A internet ajudou a quebrar tabus em muitos sentidos. Nos aspectos sensual e sexual também. Hoje, quem quiser, acessa a internet e pode navegar e ver qualquer tipo de conteúdo. Isso desmistificou o assunto e favoreceu bastante o mercado de artigos eróticos e sensuais.

 

Produtos

 

A loja Sedução e Fantasia comercializa acessórios diversos – masculinos e femininos – além de lingeries, cosméticos e perfumes entre vários outros. Os mais vendidos são, justamente, os acessórios e, em segundo lugar, lingeries.

Outro artigo que tem boa procura são as fantasias, que podem ser de professorinha, enfermeira, gatinha, coelhinha… Mas nesta época a fantasia preferida é a de mamãe noel, que custa aproximadamente R$ 110,00 (as mais completas).

 

Loja virtual

 

Outra que aderiu ao ramo é a técnica de enfermagem Thais Caletti, 33 anos, que colocou “no ar” a Peccato Sex Shop em 27 de maio passado. Ao invés de loja física, a opção dela foi pela internet, pela praticidade e economia que representa.

A esposa de um jornalista e ex-consultora de publicidade por cerca de sete anos conta que a opção por este ramo de comércio se deu principalmente pelo fato de se constituir em um mercado muito amplo, que não conhece crise.

 

: Thais Caletti, técnica de enfermagem e ex-consultora de publicidade, tem uma sex shop virtual

 

Confira o que Thais disse para o Seguinte:

 

Por que a opção por este mercado?

— Porque este é um mercado que não conhece a crise. Mesmo na crise, tem três coisas que as pessoas não deixam de fazer: comprar comida, comprar remédio e fazer sexo. E nada melhor que uns produtos para dar aquela apimentada na relação, principalmente no caso de casais que estão há bastante tempo juntos e caminhando para a mesmice.

 

Já tinha trabalhado com este tipo de comércio? O que tu fazia antes?

— Não. Antes eu trabalhava como consultora de publicidade. Fiquei neste ramo por mais de sete anos.

 

O mercado erótico oportuniza renda financeira melhor do que o trabalho que tinhas?

— Oportuniza sim, com a vantagem de ter horário flexível. Isso reflete num melhor atendimento aos clientes, ouvindo com atenção as suas particularidades e sugerindo soluções para as suas buscas.

 

Como são feitas tuas vendas, pela internet apenas?

— Temos alguns canais de vendas. Além da internet, através do site, facebook, whatsapp, e instagram, organizamos eventos em salões de beleza, clínicas, estéticas, chás de lingerie, encontro de amigas, ou seja, onde houver oportunidade estamos levando nossos produtos. E também trabalhamos com atendimento individual, com hora marcada. Nos nossos eventos também levamos um fotógrafo que produz ensaio sensual com as clientes.

 

Por que não tens loja física?

— Porque algumas pessoas ainda sentem vergonha de entrar em uma sex shop. Oferecendo este atendimento quase personalizado, conseguimos quebrar alguns tabus e os clientes ficam mais a vontade para comprar e tirar suas dúvidas.

 

Internet facilita o contato com a clientela, pelo fato de eles não estarem na presença de estranhos como o atendente de uma loja física?

— Facilita, e muito. A internet não tem rosto, não revela sexo, cor, religião… Através dela as pessoas ficam mais a vontade para fazer suas compras e tirar suas dúvidas.

 

As pessoas ainda têm muito preconceito ou inibição em relação ao mercado de produtos eróticos, sentem-se muito envergonhadas ao tratar de uma compra?

— O preconceito está diretamente relacionado com o desconhecimento deste tipo de mercado. As pessoas falam em sex shop e a primeira coisa que vem à mente são produtos como vibradores e próteses. E uma sex shop é muito mais do que isso. Também dispõe de cosméticos, linha de higiene pessoal tanto para homem quanto para mulher, lingeries, fantasias, acessórios, uma variedade muito grande de produtos. Os eventos que realizamos têm ajudado a mudar essa visão e as pessoas, antes envergonhadas, ficam mais a vontade.

 

Qual a clientela mais frequente: senhoras, senhores, casais, jovens, adultos…?

— De tudo um pouco. No entanto, as mulheres, de todas as idades, são as que mais compram. Homem ainda é mais tímido para este tipo de compra, mas temos alguns que sempre nos procuram em busca de novidades.

 

Tem vovô e vovó comprando?

– E muito. As vovós procuram mais por “brinquedos”, como estimuladores de ponto G e vibradores. E os vovôs, para dar conta do recado, procuram por produtos que estimulam e prolongam a ereção. É uma alternativa para aqueles que não podem tomar remédios como o famoso “azulzinho”.

 

Quais os produtos mais procurados: acessórios, vestimentas/fantasias, estimulantes?

— Depende muito do público. Os homens buscam mais fantasias, anéis penianos e estimulantes. As mulheres e os casais procuram por vibradores, e estimuladores. E embalados pelo (livro e filme) 50 Tons de Cinza, os produtos de fetiche também têm grande saída.

 

Quem compra pela internet paga como e recebe como?

— Quem compra no site pode pagar através do pagseguro, com a possibilidade de parcelamento, ou boleto bancário. O cliente pode optar por retirar o produto no local ou receber pelo correio, ficando responsável pelo pagamento do frete. Para alguns bairros da Zona Norte de Porto Alegre oferecemos entrega gratuita para quem comprar acima de R$ 50,00, até as 17h. Cachoerinha e Gravataí atendemos uma vez por semana, e o frete custa R$ 10,00. Os produtos são entregues em embalagens discretas.

 

Neste período com loja virtual, tem alguma situação interessante para contar?

— Cada cliente que nos procura rende uma história bem peculiar. Mas, talvez, a mais inusitada aconteceu quando um jovem casal, ambos virgens, nos procurou via whatsapp, ambos interessados em produtos para sexo anal. Eles acreditavam que, praticando sexo anal, a menina continuaria virgem. Tivemos que praticamente dar uma aula para o rapaz sobre quais produtos e como utilizá-los. Enviamos a mercadoria, com preservativos de brindes e, poucos dias depois, eles nos procuraram para relatar a experiência. O que ele nos disse não vou contar, mas foi muito boa a primeira vez de ambos. É importante salientar que não nos preocupamos apenas em vender produtos. Muitas vezes atuamos como consultores, esclarecendo dúvidas e sugerindo o produto certo. Alguns clientes vêm com a ideia de comprar uma coisa e, depois de conversarmos, acaba levando outra, mais de acordo com a sua necessidade.

 

Sedução e Fantasia:

Na galeria Santa Catarina

Acesso pela rua Carlos Link, 40

Loja 32

Telefone: (51) 3488-3445

 

O Peccato:

www.peccatosexshop.net.br

Facebook.com/PeccatoBoutiqueRS

WWW.instagram.com/Peccatosexshop

WhatsApp: 9301.9992

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