3º Neurônio | tecnologia

Por que a CCXP se tornou um fenômeno mundial?

Eric Borgo é um dos criadores e editor do site Omelete, organizador da CCXP

Do dia 5 a 8 de dezembro ocorrerá a sexta edição da CCXP, a Comic Con Experience, na cidade de São Paulo, e o Seguinte: estará presente este ano, trazendo todas as novidades em primeira mão com o professor e publicitário Silvio Teixeira. Siga o segundo artigo

 

No Brasil, até alguns anos atrás, o mundo dos "heróis" era voltado para as crianças e seus "gibis". Dizer que iria trabalhar em uma destas áreas de cultura pop era, na maioria das vezes, um desgosto certo para os pais, que não admitiam ter filhos em uma área que não era vista nem como profissional nem séria. Visionários ou loucos, algumas pessoas passaram a apostar neste nicho, muito mais por unir um gosto pessoal do que realmente por ser uma opção financeiramente viável.

O criador do site Omelete, site que mantém e organiza a CCXP Brasil, Pierre Mantovani disse em uma entrevista recente que quando o Omelete foi criado não havia a expectativa que o projeto se tornasse algo grande.

– Fizemos o site apenas pela paixão que tínhamos por cultura pop.

No entanto o trabalho acabou tomando o rumo do sucesso pois o público estava ávido por consumir a cultura pop sem ter vergonha de assumir seu status de "nerd", antes visto como pejorativo e atualmente ostentando com muito orgulho pelo público fiel.

Quando em 2014 o Omelete decidiu encampar um novo projeto de grandes proporções, não foi sem enfrentar um novo risco, pois já na primeira edição da CCXP tivemos um investimento pesado para trazer nomes reconhecidos pelo público tanto em uma esfera nacional quanto internacional, como Jason Momoa, Edgar Vivar e Mauricio de Souza se juntaram a dezenas de outros para delírio de 97000 visitantes que estiveram presentes.

O sucesso sem precedente animou os organizadores, e ano após ano o evento tem crescido exponencialmente, de tal forma que no ano passado com 297 mil visitantes se tornou um dos maiores eventos mundial deste universo geek/pop/nerd, superando o público de eventos famosos nos Estados Unidos, Europa e Japão.

 

: Para ver o gráfico evolutivo de visitantes e outras informações clique aqui 

 

O sucesso inicial não deu lugar a uma acomodação, muito pelo contrário. O evento foi diversificado, recebeu investimento, aumentou as áreas, passou a contar com uma enorme quantidade de convidados: produtores, roteiristas, desenhistas, escritores, atores, estrelas de primeira grandeza do cenário mundial, algo que o Brasil não estava acostumado a ter.

Valorizou também o trabalho nacional dando uma oportunidade de networking com altíssima qualidade para quem está iniciando na área e de divulgação dos trabalhos, de quem já está na estrada.

Não satisfeitos, um novo sistema foi adicionado. Denominado "Unlock" a feira passou a oferecer um acréscimo de dois dias (imediatamente antes do início da feira), onde são realizadas palestras exclusivas para a área de negócios, com empresários e personalidades do ramo, que trazem sua experiência para discutir oportunidades de investimento e empreendedorismo nos mercados de entretenimento e audiovisual.

São personalidades bem sucedidas em seus empreendimentos e que trazem um pouco do caminho das pedras em dois dias de muito conteúdo e ensinamentos e que provam a viabilidade deste modelo de negócios em todas as instâncias e com escalabilidade, característica importante para crescer em faturamento, sem aumentar os custos na mesma proporção. 

Durante a feira é possível verificar que o público consome avidamente todo o tipo de produto desta área, tanto que no ano passado o ticket médio de compras foi de 300 reais, sem contar valores gasto com ingressos ou alimentação, multiplique isto pelos 300 mil visitantes e percebe que o investimento alto tem um retorno garantido, o que permite que o início dos preparativos para a feira do ano seguinte comece antes mesmo da abertura da feira do ano vigente.

No entanto, nem tudo são flores, pois se o sucesso foi o resultado alcançado pelo Omelete, milhares de outros empreendimentos entraram no mercado nos últimos 10 anos, tentando explorar este nicho de mercado, sem conseguir os mesmos resultados, levando a maioria a abandonar o sonho de tornar sua paixão em um negócio rentável. Qual então o segredo do sucesso do Omelete? É possível para empresas tão longe do eixo Rio-São Paulo entrarem neste mercado aqui no sul do país?

Não perca esta e mais emocionantes perguntas respondidas diretamente pelos organizadores da Comic Con Experience com exclusividade aqui para você, na nossa próxima matéria… 

 

LEIA TAMBÉM

Conheça a CCXP, a maior feira pop do mundo!; Silvio Teixeira é o correspondente de Gravataí

 

QUEM É SILVIO TEIXEIRA

: Silvio Teixeira, professor Português e Inglês é um dos fundadores da AGTI, Associação de Tecnologia do Vale do Gravataí, onde realiza trabalho pelo desenvolvimento local nas áreas da educação e tecnologia.

: Redator publicitário sempre identificado com a área de tecnologia e games manteve a paixão pela área através de textos em publicações online e offline onde tratava sobre as novidades da área.

: Você faz contato com ele pelo email professorsilvioteixeira@gmail.com

 

LEIA TAMBÉM

AGTI faz de Gravataí um Vale do Silício

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade