RAFAEL MARTINELLI

Por que Dimas está próximo de apoiar Zaffa em Gravataí e ser deputado estadual pelas mãos de Eduardo Leite; A fofoca interminável além da planície

Foto Jessica Beltrame

A ‘fofoca interminável’ sobre uma parceria Zaffa-Dimas na eleição de 2024 parece próxima do fim.

Minha análise – sobre aquele que, confirmado, será, ao menos até o momento, o movimento eleitoral de maior repercussão na disputa pela Prefeitura de Gravataí – hoje vai além das evidências de planície.

Nesta terça-feira, o prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) e o secretário-adjunto do Esporte do Estado Dimas Costa (PSD) cumpriram mais uma vez agendas juntos em Gravataí.

O primeiro e o segundo colocados na eleição de 2020 trocaram elogios na inauguração de nova quadra poliesportiva da APAE, com investimentos do programa Todos no Jogo, do governo estadual, e anunciaram a compra de 10 aparelhos de ar-condicionado para EMES, a escola bilíngue de surdos, a partir de emenda do deputado federal e secretário estadual do Esporte, Danrlei de Deus (PSD) – que também acompanhou as agendas, assim como a vereadora e presidente do partido, Anna Beatriz da Silva, esposa de Dimas.

As evidências avançam da institucionalidade para a política. Dimas e Danrlei participaram de um ato de filiações ao PSD, no CTG Aldeia dos Anjos. Não se falou na candidatura de Dimas à Prefeitura.

Hoje também foi o dia em que Zaffa seguiu Dimas e Dimas seguiu Zaffa nas redes sociais. O prefeito fez marcações de Dimas em uma série de stories no Instagram.

Foto Matheus Leandro

Mas vamos ao que reputo o principal.

Como sempre tenho reportado, leia o artigo mais recente em ‘Tá no jornal’: Zaffa e Dimas “cada vez mais próximos” em Gravataí; A fofoca é… interminável!, Dimas tem condicionado a desistência da candidatura à Prefeitura, o apoio à reeleição e a participação no governo a uma garantia de Eduardo Leite (PSDB) de que assumirá como deputado estadual – hoje é primeiro suplente de Gaúcho da Geral (PSD), que precisaria assumir uma secretaria estadual.

Não tenho confirmação de uma fonte sequer de que essa garantia foi dada. Mas impera lembrar que, além de garantir o apoio do ‘embaixador’ de seu governo em Gravataí à reeleição do prefeito de seu partido, Leite tem como preocupação a saúde financeira de seu governo e já conta votos para reapresentar o aumento no ICMS.

Gaúcho da Geral é contra. E Dimas, para quem não sabe, caso assuma como deputado, é um voto garantido e representa a defesa do projeto, como já fez e você lê no Seguinte: em artigos como Aumento do ICMS: Dimas defende Leite e chama Patrícia e Marco Alba para o jogo em Gravataí; A ‘equalização’ da verdade múltipla e Dimas responde nota do PT de Gravataí que critica aumento do ICMS por Leite; O ‘eu sei o que vocês fizeram no verão presente’.

Nesta terça, sob argumento de que o governo tornaria a cesta básica mais cara, deputados estaduais sustaram – por 24 a 23, com votos decisivos de Gaúcho e Patrícia Alba (MDB), a deputada de Gravataí – decretos publicados em dezembro de 2023 por Leite, que a partir de 1º de abril retirariam incentivos fiscais de diversos setores da economia gaúcha.

Resta obvio que a derrota, por um voto, de uma medida que tinha sido apresentada como alternativa para repor perdas de ICMS, antevê a necessidade de Leite mexer em sua base, caso queira aprovar neste ano o que chama de ‘equalização’ nas alíquotas do imposto.

Ao fim, Dos Grandes Lances dos Piores Momentos é que Patrícia Alba, esposa do ex-prefeito Marco Alba (MDB), ex-‘Grande Eleitor’ e hoje adversário de Zaffa na disputa pela Prefeitura, pode ter, com seu voto, ajudado Dimas a se tornar deputado e apoiar a reeleição.

Se isso será bom ou ruim, pesquisas sinalizarão durante a campanha eleitoral e as urnas demonstrarão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade