opinião

Por que o PSB parece perdido em Gravataí; San Juan Y Mendoza

Arte sobre obra do genial Pawel Kuczynski

Paulo Silveira me ignora desde o artigo Gestão de Paulo Silveira no PSB é um desastre; o túnel e o trem, mas, sem torcida ou secação, os movimentos do PSB de Gravataí mostram que o partido está entre San Juan Y Mendoza – aparentemente perdido.

Os votos na eleição para a Presidência da Câmara foram no modo ‘napoleão de hospício’, como descrevi o comportamento da oposição de Gravataí no artigo Neri presidente; o patrão e o pancadão da Câmara de Gravataí.

A mão cruzou o peito antes mesmo da eleição da mesa diretora, quando, na sessão especial realizada horas antes para votar o Orçamento para 2020, Paulo e Carlos Fonseca votaram contra.

Wagner ‘Tô de Olho no Buraco’ Padilha não incluo na análise, porque Paulo o colocou na comissão de ética e quem vive a Câmara já viu um ‘fazendo queixinho de ‘que-qui-é?’ para o outro.

O vereator vai se filiar ao PDT.

Mas Paulo e Carlos negociam participar do governo. No artigo Neri presidente; o patrão e o pancadão da Câmara de Gravataí detalhei a suposta proposta feita ao prefeito Marco Alba (MDB).

Assim, se houver acerto, podem vestir um chapéu duas pontas estilo Waterloo, porque participarão de um orçamento o qual votaram contra!

Horas depois, na sessão ordinária, Paulo e Carlos votaram contra projeto de empréstimo para obras enviado pelo governo, o que tratei no artigo Oposição contra R$ 20 milhões para revitalizar Dorival; é legítimo.

Já na sessão de escolha da mesa diretora, Paulo e Carlos, “conforme decisão partidária”, optaram pela abstenção. Não votaram em ninguém para presidente, vice e primeiro secretário. Mas, para segundo secretário, votaram em Demétrio Tafras, lançado pela base de Marco Alba.

Como Paulo não tem falado ao Seguinte:, resta supor que tentar atrair Demétrio para o PSB. Só que é notório que o ex-jogador de futebol do Inter, e gremista fanático, trocará o oposicionista PDT pelo governista PSDB na ‘janela de transferências’ de março, quando é permitida troca de sigla sem o risco de perder o mandato.

Além de ter aprovado o Orçamento proposto pelo governo do qual fará parte, Demétrio votou nos três outros candidatos governistas para a mesa diretora do legislativo. Durante a sessão, sua esposa permaneceu ao lado de Denner Gelinger, presidente do PSDB e número 1 do ex-vice-prefeito Francisco Pinho.

Rosane Bordignon (PDT) chegou a dizer no microfone que não reconhecia em Demétrio o partido representado na mesa diretora e, provavelmente, o vereador responderá a uma comissão de ética, já que há meses os pedetistas tinham lançado Dilamar Soares para presidência.

Ao fim, quando dava entrevistas ao Seguinte:, e parecia gostar de cultivar o suspense sobre ações ou inações, como presidente do partido, Paulo Silveira costumava me chamar atenção:

– Tu não estás entendendo o jogo…

Imagino seria seu alerta agora.

Ao fim, acredito que os suplentes Elio Bitelo, Luiz Oliveira e o dirigente Luis Stumpf, que acompanharam a sessão no plenário, tenham entendido os votos, que para mim pareceram capuz para dias de chuva excelente para dias de sol.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade