O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (5), a distribuição de 185 vagas para jovens aprendizes nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha e Canoas, como parte da segunda edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução. A iniciativa é destinada a adolescentes e jovens de 14 a 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e impactados pelas enchentes que atingiram o estado em 2024.
As oportunidades estão divididas da seguinte forma: 160 vagas para Canoas, 15 para Gravataí e 10 para Cachoeirinha. Os selecionados irão atuar em órgãos públicos da administração direta ou indireta, contribuindo com a reconstrução social e administrativa das cidades que sofreram com a calamidade.
A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e integra o Plano Rio Grande, programa transversal lançado pelo governador Eduardo Leite com foco na proteção da população e na reconstrução do Estado. Ao todo, serão oferecidas 2.785 vagas em 74 municípios, priorizando regiões que tiveram a situação de calamidade pública reconhecida pelo Decreto Estadual nº 57.646 ou que fazem parte do programa RS Seguro.
Com investimento previsto de R$ 99,5 milhões, o Partiu Futuro Reconstrução busca não apenas inserir jovens no mercado de trabalho, mas também proporcionar dignidade, formação profissional e esperança a famílias impactadas por uma das maiores tragédias naturais da história recente do Rio Grande do Sul.
Ainda não foi informado como serão feitas as inscrições.