Como na diplomação do dia 19, será em clima de ‘apertem os cintos, o piloto sumiu’ a posse dos eleitos neste domingo, 1º de janeiro de 2017, em Gravataí.
Ainda não há prefeito escolhido pelas urnas, com a anulação do pleito de 2 de outubro após a impugnação de Daniel Bordignon pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
‘Pelo menos’ até as eleições de 12 de março, o presidente da Câmara assumirá interinamente a Prefeitura e o vice-presidente comandará o legislativo.
‘Pelo menos’, porque na Gravataí que pode pedir música no Fantástico em se tratando de tapetão em eleições, tudo pode acontecer.
A posse, que é aberta ao público, e geralmente reúne uma multidão de familiares, cabos eleitorais e amigos dos políticos, começa às 17h na própria Câmara, que fica na Av. José Loureiro da Silva, 2597, Centro, ao lado do Vieirão, o estádio do Cerâmica.
LEIA TAMBÉM
Novo prefeito será eleito em 12 de março
Próximo presidente da Câmara é quem assume Prefeitura até prefeito ser eleito
Co-piloto Nadir
Logo após os 21 eleitos assinarem os termos de posse, uma votação aberta entre os novos vereadores escolhe o presidente para o mandato de 2017.
O(a) escolhido(a) já na segunda-feira começa a despachar como prefeito(a) no palacinho rosa da José Loureiro, 1350.
O favorito, pela coligação do atual prefeito Marco Alba (PMDB) já ter 12 entre os 21 votos, é Nadir Rocha (PMDB).
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO: Nadir será o prefeito até dia 12
Alex Tavares deve ser o presidente interino
No quinto mandato consecutivo, o ‘co-piloto’ já assumiu a Prefeitura em tempos de ‘apertem os cintos o piloto sumiu’, nos 30 dias entre o impeachment da prefeita Rita Sanco (PT) e a eleição indireta de Acimar da Silva (PMDB) pela Câmara, em 15 de novembro de 2011.
LEIA TAMBÉM
PERFIL NADIR ROCHA: O político do povão
O SEGUINTE: ESTARÁ NA POSSE E TRAZ, DA TARDE ATÉ A NOITE DO DOMINGO, A COBERTURA DA POSSE E DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA QUE SERÁ PREFEITO