SAÚDE

Postos abertos neste sábado: falta de recadastramento no SUS em Cachoeirinha pode bloquear acesso a serviços de saúde

A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população para a importância do recadastramento obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS). Quem não atualizar seus dados terá o acesso a consultas, exames e demais serviços bloqueado até a regularização.

Para facilitar, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município estarão abertas neste sábado (27), das 13h às 17h, exclusivamente para a realização do procedimento.

Prazo e riscos de bloqueio

O prazo de 60 dias começou a contar em 15 de setembro. Após esse período, os usuários que não fizerem o recadastramento serão convocados pelo Diário Oficial e terão mais um mês para se regularizar. Passado esse novo prazo, o acesso aos serviços será suspenso.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bianca Breier, a medida tem impacto direto tanto na vida dos pacientes quanto no financiamento do sistema.

“Com o histórico completo do paciente, podemos atender de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a atualização é fundamental para que o município continue recebendo recursos do SUS a partir de janeiro do próximo ano”, destacou.

Além de evitar bloqueios, a atualização dos dados permitirá mais agilidade no agendamento de consultas, na realização de exames e no acompanhamento do histórico de vacinação. O programa, chamado Saúde Mais, pretende também reduzir filas e melhorar a eficiência do planejamento da rede pública.

Atendimento

O recadastramento pode ser feito em qualquer UBS ou ESF de Cachoeirinha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além da abertura especial neste sábado.

Quem não puder comparecer pessoalmente pode autorizar um familiar ou responsável a levar a documentação até a unidade de referência.

O que levar

Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.) – obrigatório
  • CPF – obrigatório
  • Comprovante de residência atualizado (na ausência, é preciso declaração do dono do imóvel no próprio comprovante, com documento e assinatura) – obrigatório
  • Cartão do SUS – importante
  • Carteira de trabalho (caso possua)
  • Título de Eleitor
  • Número do PIS/NIS

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade