Um pouco menos de quatro anos depois da reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, no mês de dezembro de 2015, o prefeito Marco Alba (MDB) acompanhou o início das obras para a mudança da praça de pedágio do km 77 da BR-290 (Freeway) para o km 60, desobrigando os motoristas de Gravataí do pagamento da tarifa.
– Gravataí está encerrando 2019 com muitas conquistas a serem celebradas, entre essas a tão esperada troca do local de pedágio, uma luta de muitos anos – comentou, frente aos trabalhos de limpeza e terraplanagem.
A mobilização pela transferência da praça de pedágio acelerou na prática e oficialmente em 2014, quando o prefeito foi à ANTT, em Brasília, acompanhado do então ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do diretor da Dana e representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), Luis Pedro Ferreira.
A previsão é de que a nova praça entre em funcionamento em agosto de 2020.
– Além de beneficiar diretamente os motoristas que se deslocam para Porto Alegre, o fim da cobrança do pedágio no Km 77 torna-se um fator de incentivo para as empresas, com a redução de custos – observou o prefeito.
Pelo novo contrato de concessão, a CCRr Via Sul irá construir duas alças de acesso à Freeway: pela Avenida Teotônio Vilela (Parque Florido, Gravataí) e outra no km 62, ligando o extremo norte urbano com a área rural do município, pela Estrada Barro Vermelho. Com isso, a Freeway será integrada ao tráfego de Gravataí, desafogando a Avenida Dorival de Oliveira.
– É um conjunto de ações que transformará a realidade da infraestrutura da cidade, criando condições para o desenvolvimento econômico e melhores condições da malha viária urbana – concluiu Marco Alba.
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