— Apesar do contexto geral no que se refere à estrutura pública brasileira, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, para nós o balanço que é possível fazer é que 2019 foi um ano bom para nós!
A avaliação foi feita pelo prefeito Marco Alba (MDB) para o Seguinte: depois de encerrada a última reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), realizada na manhã de hoje.
— A gente conseguiu fazer uma coisa que é muito importante, que é a entrega de obras para a população — disse Alba, referindo-se a serviços e obras, principalmente.
Marco Alba também disse que 2019 foi um ano para celebrações, comemorações, porque a Prefeitura conseguiu realizar obras que a comunidade reivindicava há muito tempo.
O prefeito não fez referência, mas a grande obra do ano foi a duplicação das Pontes do Parque dos Anjos, obra entregue oficialmente ao trânsito de veículos no final da tarde de 1º de novembro passado.
Na reunião desta quarta (11/12) do Codes a administração mostrou principalmente o que vem sendo realizado em termos de obras públicas. São investimentos da ordem de 65 milhões de financiamentos com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Parte desse dinheiro – R$ 30 milhões – já foi investido principalmente em melhorias do sistema viário de Gravataí ao longo do ano que está terminando, e os R$ 35 milhões restantes devem ser aplicados na mesma área até o final do ano que vem, 2020.
Foco no todo
O Plano de Obras 2020 apresentado pelos secretários Paulo Martins e Alison Silva, respectivamente de Obras e Mobilidade Urbana, ao lado do engenheiro Guilherme Ósio, têm ênfase na melhoria do sistema viário de Gravataí.
São trabalhos de infraestrutura como duplicação de vias, duplicação de pontes, substituição de galerias pluviais, abertura de novas ruas como a estrada Acimar Silva, asfaltamento e recapeamento asfáltico.
O setor viário estava necessitando de investimentos de grande porte para atender a uma demanda reprimida, em alguns casos, ao longo dos últimos 30, até 40 anos, de acordo com os secretários e o próprio prefeito Marco Alba.
— Basta verificarmos a frota de veículos em circulação, atualmente, em Gravataí. Quando chegamos na Prefeitura em 2013 tínhamos algo em torno de 80 mil veículos. Hoje são cerca de 154 mil carros andando pelas ruas e avenidas da cidade — disse o prefeito.
Ele também pontuou que os investimentos que estão em andamento e os que ainda devem sair do papel ao longo do ano que vem fazem parte de um estudo minucioso que foi feito pensando no futuro do município.
— A nossa estratégia é olhar para o todo. Não tem nada planejado com caráter político ou populista, para agradar alguns — assegurou o prefeito.
SAINDO DO PAPEL
O Plano de Obras 2019 – 2020
31 quilômetros de pavimentação
22 quilômetros de repavimentação
93 vias urbanas recebendo investimentos
Duplicação de 3 pontes
Abertura de 1 nova avenida estruturante
Palavra de ordem
Para que a Prefeitura chegasse à condição financeira que permitisse a realização de obras, mesmo que seja na forma de financiamentos, foi necessário manter austeridade, palavra que o prefeito Marco Alba usa com frequência.
O controle dos gastos públicos e a realização de investimentos que reduziram despesas foram fórmulas empregadas para pagar R$ 300 milhões de dívidas herdadas de governos anteriores, segundo ele mesmo explica.
— Quando assumimos o comprometimento da Receita Corrente Líquida era de 56%. Ainda temos o que pagar de dívidas contraídas em governos passados e que a população sequer sabe onde foi parar o dinheiro.
No caso do seu governo, Alba garante que a comunidade tem todas as condições de saber onde foi investido e quanto foi investido, mesmo no caso dos financiamentos que estão sendo contratados. Para a realização de obras.
Ele voltou à carga lembrando que mesmo quitando dívidas, as já pagas e as que ainda têm que pagar, os financiamentos que a Prefeitura está contratando ficam muito aquém do volume financeiro que foi gasto sem que fossem feitas obras.
— Com tudo que pagamos, com o que ainda temos por pagar das dívidas herdadas, e com o dinheiro que estamos tomando emprestados agora… Com tudo isso devemos chegar ao final do nosso governo, no final do ano que vem, com um comprometimento de 20% a 22% da Receita Corrente Líquida. É uma brutal diferença daquilo que encontramos quando assumimos a prefeitura — flechou o chefe do Executivo.
Para o ano que vem
A grande meta do prefeito para 2020 é a mesma que colocou em prática nos últimos anos de seu governo.
— Queremos continuar mantendo as rédeas bem curtas, manter o controle e o equilíbrio fiscal e financeiro. Temos que evitar qualquer descuido porque a porta da despesa já nasce larga — falou, empregando metáforas.
Diminuir as despesas, qualificando e melhorando a receita. Esta é a fórmula do bolo que o prefeito que colocar no forno no último ano de seu governo. Como já disse em outras ocasiões, para deixar o município “pronto para os próximos governantes”.
Confira a matéria do Seguinte: em vídeo clicando na imagem abaixo. Depois, siga na leitura!
TRÊS ESTRADAS
Obras importantes em andamento:
: Construção da Estrada Acimar Silva, na altura da parada 96 da RS-030, ligando esta rodovia estadual com a BR-290 (Freeway) através do trevo da GM, como é chamada popularmente a rótula de acesso ao complexo da montadora e à Estrada do Gravatá.
: Ampliação, asfaltamento e implantação de obras de arte para escoamento pluvial da Estrada Neópolis (antiga Estrada Municipal, ligando a RS-020 a partir do bairro Neópolis à avenida Itacolomi, entre o campus da Ulbra e o Loteamento Alphaville.
: Asfaltamento, alargamento e construção de obras de arte na Estrada Artur José Soares, ligando a RS-030 (bairro Sagrada Família) à RS-020 no distrito de Morungava. Nova rota que evita, por exemplo, a utilização da R$ -020 para chegar ao centro de Gravataí.
Do estado
1
A administração municipal de Gravataí depende ainda da aprovação do governo do estado para concluir a rotatória na RS-030, altura da parada 103, de acesso à estrada Artur José Soares e, por consequência ao maior loteamento popular do Sul do Brasil (Breno Jardim Garcia) e ao distrito de Morungava.
2
O pedido da Prefeitura que quer firmar um acordo via Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi encaminhado há mais de três meses à autarquia, sem que tenha ocorrido qualquer manifestação definitiva. A ideia é que o município banque os custos da obra para depois ser ressarcido pelo estado.
3
Outra grande obra na mira do governo municipal é a duplicação da RS-020 entre a rótula de acesso às Moradas do Vale (antiga Traffo, avenida Gravataí) até o Parque dos Eucaliptos. Para isso necessita que a Assembleia Legislativa aprove projeto de lei municipalizando o trecho. O projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e deve entrar na pauta de votação ainda neste ano.